#SCLIVRE: conheça a maior organização liberal catarinense

A liberdade é um valor fundamental para uma sociedade mais justa e mais próspera, mas não existe sem custo. O apreço pela liberdade precisa ser ensinado, divulgado e defendido constantemente, e há muitas ações possíveis de se desenvolver em torno deste propósito.

Uma das que mais tem se destacado em solo catarinense, e que pode servir de benchmark para indivíduos engajados em outras regiões do país, é o #SCLivre.

A origem do #SCLIVRE

Hoje, o #SCLivre é o maior movimento em defesa da liberdade em Santa Catarina. Foi criado em maio de 2021, pelo gabinete do deputado estadual Bruno Souza (NOVO-SC), para divulgar ideias, gerar mobilização e formar novas lideranças. Atualmente, há mais de 500 membros ativos, presentes em 92 cidades catarinenses. 

O que é?

O Movimento #SCLIVRE é um movimento político suprapartidário que oferece capacitação e conteúdo por meio de aulas on-line, com encontros semanais sobre os princípios e valores que guiam a liberdade, divididos nos seguintes módulos: Liberdade, Liberdade e Política, Liberdade e Economia, Liberdade e Liderança.

Os participantes são incentivados a realizar ações em suas respectivas cidades, e há um sistema de gamificação para recompensar os mais engajados a fim de incentivar a atuação de líderes articulados e capacitados.

Como funciona?

O curso é dividido em duas etapas: teórica e prática. As aulas teóricas são ministradas por especialistas com materiais on-line e palestras exclusivas com convidados.

Já na parte prática, os alunos são incentivados a agir em sua cidade e região, sugerindo projetos de leis, palestras e eventos locais para engajar outras pessoas.

Os pilares do Movimento:

IDEIAS

O movimento se constrói sobre ideias e valores. Para isso, temos aulas e palestras on-line sobre tudo que envolve a liberdade e o liberalismo. 

MOBILIZAÇÃO

Nada ensina mais do que a prática! O #SCLivre incentiva todos os participantes a agir em sua cidade e região por meio da sugestão de novas leis, palestras e eventos locais para a construção de um estado mais livre.

LIDERANÇA

Santa Catarina precisa de mais líderes — pessoas capazes de convencer, agregar e coordenar para atingir resultados.

O Movimento capacita mais pessoas, despertando o espírito de liderança para transformar Santa Catarina no estado mais livre do Brasil.

RANKING E PREMIAÇÃO

O Movimento reconhece quem mais mobiliza e participa! O sistema de pontos e o ranking interno proporciona destaque aos defensores da liberdade que mais fazem a diferença.

PROJETOS INTERNOS

CONGRESSO

Nos dias 04 e 05 de dezembro de 2021, ocorreu o 1º Congresso #SCLivre, em Florianópolis. Com dois dias de palestras, painéis e eventos sociais sobre os temas da liberdade, autonomia, individualismo e empreendedorismo.

Ele contou com a participação de várias personalidades renomadas, como o investidor Tiago Reis, o ex-procurador da República Deltan Dallagnol, o empreendedor Rudá Pellini, o fundador do Ideias Radicais Raphaël Lima, entre outros. Ao todo, houve 230 pessoas neste primeiro evento.

CONCURSO DE ARTIGOS

Entre as iniciativas realizadas, houve o Concurso de Artigos do #SCLivre, visando despertar os novos PENSADORES da liberdade em Santa Catarina. O tema foi a “Centralização do poder: um desafio para a liberdade”, em referência À necessidade de mudar o pacto federativo brasileiro em busca de atacar o centralismo.

#SCDebates

Ao decorrer das aulas notou-se internamente o desejo de aprofundar o diálogo sobre temas específicos e, então, surgiu um projeto voltado a debates, onde sempre um assocaido do movimento lidera as discussões.

Os próximos passos

Assim como o mundo, o Movimento está em constante evolução e pretende crescer ainda mais, afinal, há muito trabalho a ser feito. Por conta disso, projetos novos começarão a ser lançados nas próximas semanas como, por exemplo, ALERTA DE SPOILER

  • #SCSimples: Uma spin-off que visa mobilizar os membros do #SCLivre para defender e propor a Lei da Liberdade Econômica no seu município.
  • Circuito de Palestras: realizadas em cada região para incentivar a mobilização e fomentar a formação de uma rede de contatos, dando espaço de fala para algumas lideranças do movimento.

Isadora Piana é bacharel em direito e coordenadora regional do Movimento Santa Catarina Livre; Rafael Ary é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, psicoterapeuta, escritor e líder do Movimento SCLivre.

Como criar e organizar o seu próprio movimento?

O ebook “Como liderar um grupo de estudos — O Guia Essencial“, organizado por Luan Sperandio e pela equipe do Ideias Radicais, traz os ensinamentos essenciais para lideranças que queiram criar grupos de estudos pró liberdade.

Ele contém quatro tópicos principais: A origem dos grupos de estudos, Métodos para captação de recursos, Estratégias para manter os membros engajados e Como fazer a transição ao final do período de gestão. Você pode se inspirar no #SCLIVRE e baixar o ebook gratuitamente neste link.

, ,

Diversos Autores

Por:

Desde 2015 o Ideias Radicais busca difundir o libertarianismo e ajudar a construir uma sociedade livre.

Relacionados

BitPreço
Settee