14 princípios de liderança que devem guiar os processos da sua empresa

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14 princípios de liderança que devem guiar os processos da sua empresa

Reconhecer um negócio de sucesso é fácil. O que pouca gente sabe, é que por trás deste há um conjunto de princípios de liderança que guia todos os processos da empresa. Estes valores são usados durante a tomada de decisões da empresa; solução de problemas; pequenas ou grandes sessões de brainstorming e até mesmo no processo de contratação de novos funcionários. 

Em alguns anos a Amazon foi de uma livraria online administrada de uma garagem, para o um dos maiores e-commerce do mundo. É impossível definir todos os fatores que levaram ao sucesso do negócio, porém, é inegável que o atendimento ao cliente é um dos grandes pontos positivos da Amazon.

Afinal, cada um dos elementos, dos botões do site à logística, é feito de maneira a proporcionar a melhor experiência possível ao comprador.

Aqui estão 14 princípios de liderança que podem ajudar o seu negócio a prosperar.

Obsessão pelo cliente

O objetivo dos líderes é atender o cliente. Eles devem trabalhar com afinco para conquistar e manter a confiança do cliente. Embora eles se atentem a concorrência, o cliente é sempre o foco da atenção. 

Mentalidade de dono

Líderes agem como donos do negócio. Eles pensam longe e não sacrificam valores de longo prazo por resultados imediatos. Tomam atitudes em nome de toda a empresa, e não apenas do próprio time. Líderes nunca dizem “este não é o meu trabalho”.

Inventar e simplificar

Os líderes esperam e exigem inovação e invenção de suas equipes e sempre encontram maneiras de simplificar. Estão sempre atentos, procurando novas ideias em todos os lugares, não se limitam as coisas inventadas na empresa. Aceitam que ao fazer coisas novas podem ser mal compreendidos por longos períodos de tempo. 

Estar certo, e muito

Os líderes estão muito certos. Isto é, eles têm um julgamento forte e bons instintos. Isso porque eles buscam perspectivas diversas e estão dispostos a abrir mão das próprias crenças.

Aprender e ser curioso

Líderes nunca acabam de aprender e sempre buscam se aprimorar. Eles estão curiosos sobre novas possibilidades e agem para explorá-las.

Contratar e desenvolver os melhores

Os líderes elevam o nível de desempenho a cada contratação e promoção. Eles reconhecem talentos excepcionais e os movem de boa vontade por toda a organização. Os líderes desenvolvem novos líderes e levam a sério seu papel de treinar os outros. Na Amazon, trabalhamos em nome de nosso pessoal para inventar mecanismos de desenvolvimento, como o programa “Career Choice”.

Insistir nos mais altos padrões

Os líderes têm padrões implacavelmente elevados -; muitas pessoas podem pensar que esses padrões são excessivamente altos. Os líderes estão continuamente elevando o nível e direcionam suas equipes para fornecer produtos, serviços e processos de alta qualidade. Os líderes garantem que os defeitos não sejam ignorados e que os problemas sejam corrigidos para que permaneçam corrigidos.

Pensar grande

Pensar pequeno é uma profecia que se auto-realiza. Os líderes criam e comunicam uma direção ousada que inspira resultados. Eles pensam de forma diferente e procuram maneiras de atender os clientes.

Ter iniciativa

A velocidade é importante nos negócios. Logo, uma vez que, muitas decisões e ações são reversíveis e não requerem um estudo extensivo, valorizamos os riscos calculados.

Frugalidade

Faça mais com menos. Em geral, restrições geram desenvoltura, autossuficiência e invenção. Afinal, não há pontos extras para aumentar o número de funcionários, tamanho do orçamento ou despesas fixas.

Ganhar a confiança

Líderes ouvem com atenção, falam com sinceridade e tratam os outros com respeito. Eles fazem autocríticas abertamente, mesmo que isso seja incômodo ou constrangedor. Além disso, líderes também sabem que nem eles nem seus times são perfeitos. Mas eles se comparam aos melhores.

Mergulhar fundo

Os líderes operam em todos os níveis, permanecem conectados aos detalhes, auditam com frequência e desconfiam quando as métricas e percepções diferem. Afinal, nenhuma tarefa está abaixo deles.

Ser firme, discordar e se comprometer

Os líderes são obrigados a desafiar as decisões respeitosamente quando discordam, mesmo que isso seja desconfortável ou exaustivo. Os líderes têm convicção e são tenazes. Eles não se comprometem em prol da coesão social. Uma vez que uma decisão é determinada, eles se comprometem totalmente.

Por fim, os líderes enfocam os principais insumos para seus negócios e os entregam com a qualidade certa e em tempo hábil. Apesar dos contratempos, eles estão à altura da situação e nunca se acomodam.

Entregar resultados

14 princípios de liderança parece bastante coisa, mas ao ler cada um deles é difícil discordar da sua utilidade. Quantos líderes você conhece que utilizam esses valores? Acredito que não muitos. 

Jeff Bezos é um exemplo de líder centrado no cliente e está incutindo melhores práticas de liderança na maneira como sua organização funciona. Estou inspirado por isso – espero que você também. 

Texto publicado originalmente em Customer Think

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Por | 2020-10-09T15:11:34-03:00 09/10/2020|Comunidade Libertária|Comentários desativados em 14 princípios de liderança que devem guiar os processos da sua empresa