Os 10 textos mais lidos de 2020 do Ideias Radicais

Em 2020 o portal do Ideias Radicais iniciou a publicação de artigos em todos os dias úteis. Foram mais 220 publicações a respeito de filosofia, história, economia, política, liderança, entre outros.

Ao longo do ano, eles tiveram mais de 1,6 milhão de visualizações — e este é apenas o começo. Destacamos abaixo os 10 artigos que tiveram mais acessos no ano.

1. Joe Biden: o candidato democrata em 2020

Por Luan Sperandio

Publicamos em maio o track record de Joe Biden, que à época era o candidato favorito para vencer a Convenção Nacional Democrata. Falamos sobre a carreira política, as principais pautas e controvérsias — situações que devem influenciar em seu mandato nos próximos quatro anos.

2. Os candidatos que defendem a liberdade nas eleições 2020

Por Raphaël Lima

Desde o final de 2018 mapeamos os candidatos que defendem pautas identificadas com a liberdade econômica e individual. Mais de duas dúzias deles foram eleitos, e acompanharemos, auxiliaremos e supervisionaremos o mandato deles ao longo dos próximos quatro anos.

3. Os 11 países que mais odeiam os cristãos

Por Luan Sperandio

Quando John Lock se notabilizou pela defesa de direitos naturais no século XVI, a principal preocupação do liberalismo era a liberdade religiosa. Apesar de ter passado quase três séculos e meio da publicação de Dois Tratados sobre o Governo, a liberdade de crença ainda é ameaçada em muitos países do globo. Listamos os principais 

4. 20 fatos que você ainda não sabe sobre o comunismo

Por Luan Sperandio

O comunismo é amplamente reconhecido como um regime responsável pelo caos humanitário onde foi adotado. Porém, alguns acontecimentos receberam menos atenção ao longo da história, caindo no esquecimento. Separamos 20 fatos poucos conhecidos sobre as atrocidades cometidas em nome do comunismo.

5. A economia na ditadura foi uma tragédia

Por Renan Torres

Um discurso comum por alguns setores da sociedade brasileira é apontar o período da ditadura militar como um tempo marcado por uma forte retomada da economia, conhecido como “milagre econômico”.

Os dados mostram que o regime marca o início de um intervencionismo sem fim, responsável pelo agravamento de problemas que ainda marcam o debate público, como o endividamento do setor público, a falta de liberdade econômica e o aumento da desigualdade social artificialmente impulsionada por intervencionismo.

6. Por que o imposto sobre grandes fortunas não faz sentido

Por Luan Sperandio

O Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) é uma muleta comum do debate público apontado por parte da esquerda para resolver os problemas econômicos.

Mas taxar grandes fortunas é uma tributação altamente distorciva no ambiente econômico e de baixo potencial arrecadatório, além de ser pouco adotada no mundo. Confira os motivos listados pela literatura econômica.

7. Os 8 melhores países para imigrantes e como mudar pra lá

Por Ivanildo Terceiro

Emigrar definitivamente não é uma decisão fácil. Geralmente, envolve deixar para trás emprego, costumes, hábitos e o idioma. Mas separamos os melhores destinos para brasileiro que desejam mudar de país.

8. Manuela d’Ávila prefeita seria um pesadelo real

Por Jota Júnior

Um dos maiores fenômenos da política nacional desde o seu surgimento, tal como Guilherme Boulos, Manuela se notabilizou no cenário nacional a partir das eleições de 2018: o recall conquistado resultou em uma candidatura competitiva.

Antes do primeiro turno, analisamos o que a candidatura representaria para a cidade porque isso pode ter impacto para 2022.

9. Pontos positivos do Governo Trump

Por Davi Lira

Dentro de nossa série que analisou as eleições americanas, os primeiros três anos e meio de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos foi um período marcado por um aumento da polarização política americana, uma fragmentação dos meios de informação e muitas controvérsias. Mas, neste texto, olhamos além da poeira e da fumaça, avaliando pontos positivos da presidência do republicano.

10. Quem é Thomas Sowell

Por Jo Kwong

Entre as dezenas de textos da nossa série Pensadores da Liberdade, o que mais se destacou nos acessos foi sobre a vida, trajetória e obra de Thomas Sowell.

Em anos em que muitos argumentam que a identidade racial determina a ideologia política, o economista nos desafia a reexaminar muitas suposições amplamente aceitas sobre o tema, oferecendo informações valiosas sobre as divisões que polarizam nossa cultura política.

, , , , , , , , , , , , , , ,

Avatar

Por:

Desde 2015 o Ideias Radicais busca difundir o libertarianismo e ajudar a construir uma sociedade livre.

Relacionados

BitPreço