Os 6 melhores livros libertários para crianças

Não é fácil criar os filhos. É ainda mais difícil se você quiser criar seus filhos como pensadores críticos e independentes. Isso porque além de faltar opções de instrução, como livros libertários para crianças, há muitas obras infantis que ensinam coisas erradas às crianças.

Por exemplo, o clássico João e o pé de feijão. Esta história promove: más decisões econômicas, quando relata João especulando sobre feijões mágicos com todo o patrimônio líquido de sua família; invasão, ao mostrar João bisbilhotando a casa do gigante; e até roubo, quando João rouba a galinha dos ovos de ouro para si.

Estaria tudo bem se essas ações imprudentes fossem penalizadas na história. No entanto, o desfecho apenas traz João e sua mãe vivendo “felizes para sempre”.

Então, o que os pais podem fazer se quiserem incutir o amor pelos livros e pela liberdade em seus filhos?

Bem, até que existam versões infantis dos clássicos do libertarianismo, separamos uma pequena lista com 6 excelentes histórias.

1. O corvo e o jarro

Lição: Você pode conseguir o que quer com as próprias mãos.

Nessa fábula de Esopo, o corvo enfrenta a difícil tarefa de obter água de um jarro. O jarro tem pouca água e o seu bico o impede de alcançar o líquido. Além disso, se ele derrubar o jarro a água desaparecerá.

Nesse sentido, o corvo não se senta e exige água facilmente acessível para todos os corvos quando eles quiserem. Ao invés disso, ele descobre uma maneira de elevar o nível da água até a borda do jarro, adicionando pedrinhas em seu interior. Assim, ele mata a própria sede.

2. O Pastorzinho Mentiroso

Lição: Mentir pode ser mortal.

Sociedades são construídas com base na confiança e, para operar com eficácia, a verdade deve ser respeitada. Nesta fábula, o menino que gritou “lobo” aprende isso da maneira mais difícil ao abusar da confiança das pessoas da cidade para se divertir.

No fim das contas, quando ele realmente precisava da comunidade, ninguém veio em seu auxílio e suas ovelhas foram prejudicadas.

3. A Lebre e a Tartaruga

Lição: O sucesso depende do seu esforço.

Esta outra fábula de Esopo conta a história de um animal biologicamente limitado que desafia alguém com grande destreza física e muita arrogância.

Enquanto a tartaruga começa o desafio com uma deficiência, ela supera isso com persistência. Assim, a tartaruga nos ensina que, na vida, não podemos confiar em habilidades conferidas por Deus. Bem como, que não devemos usar a falta delas como desculpa.

4. A cigarra e a formiga

Lição: Cabe a você trabalhar pelo que deseja.

Provavelmente, a base para o excelente filme Vida de Inseto da Pixar é uma terceira fábula de Esopo que conta sobre uma cigarra preguiçosa que ri das formigas trabalhadoras.

Enquanto suas vizinhas armazenam alimentos para o inverno, a cigarra passa o tempo todo cantando. Quando a temperatura cai, contudo, a cigarra fica à mercê das formigas preparadas.

5. A Roupa Nova do Rei: ou O Encontro de João Grilo com Pedro Malazarte

Lição: A presunção humilha os poderosos.

Quando os vigaristas convencem o governante de que suas roupas incríveis são invisíveis para aqueles que são indignos de seu cargo, todos no reino se deparam com o dilema de mentir e parecer competentes ou dizer a verdade e parecer um tolo.

Sem dúvida inspirando as obras literárias de 1984 e movimentos políticos inteiros como na União Soviética, este clássico de Hans Christian Andersen ensina o valor da verdade sobre o poder.

6. Vamos trocar 

Lição: o poder das trocas voluntárias

Lançado em 2020 com o apoio do Ideias Radicais, o livro  conta a história de quatro crianças que foram brincar juntas num parquinho. Quando uma delas fica descontente com seu brinquedo, tenta pegar a força o brinquedo da outra. Porém, a tentativa é sem sucesso graças as outras duas crianças.

Uma delas então, conta que na escola dela há uma criança maior que pega o lanche e o brinquedo das sem permissão, e que por isso ninguém quer brincar com ela.

Essa criança então prossegue dizendo que todas podem ter a liberdade de escolher se querem dar ou não o brinquedo para a outra. E que elas também podem trocar os brinquedos, para que todas possam brincar juntas e felizes com o brinquedo que possuem.

,

Diversos Autores

Por:

Desde 2015 o Ideias Radicais busca difundir o libertarianismo e ajudar a construir uma sociedade livre.

Relacionados

BitPreço
Settee