18 frases de Thomas Sowell

Thomas Sowell (1930 – ) é economista e escritor. Em geral, suas dezenas de obras e artigos tratam de política, cultura e raça, sob uma ótica de livre mercado. Já em idade avançada, Sowell se aposentou em 2016, mas seus escritos podem ser lidos nessa coleção.

Além disso, também separamos aqui 18 frases que expõem algumas de suas ideias.

Sobre cultura

Um dos tristes sinais de nossos tempos é que demonizamos aqueles que produzem, subsidiamos aqueles que recusam produzir e canonizamos aqueles que reclamam.

O que é chamado de pessoa instruída é geralmente alguém que teve uma exposição perigosamente superficial a um amplo espectro de assuntos.

Você não se cansa de ver tantos “não conformistas” com a mesma aparência não conformista?

Sobre política

Aqueles que querem pegar nosso dinheiro e ganhar poder sobre nós descobriram a fórmula mágica: nos fazer ficar com inveja ou zangados com outros e renderemos, em parcelas, não apenas nosso dinheiro, mas nossa liberdade. Os ditadores mais bem-sucedidos do século XX — Hitler, Lenin, Stalin, Mao — todos usaram essa fórmula e agora os políticos que defendem luta de classes fazem o mesmo.

É incrível que as pessoas que pensam que não conseguimos pagar por médicos, hospitais e medicamentos para nós mas de alguma forma pensem que conseguiremos pagar por médicos, hospitais, medicamentos e uma burocracia governamental para administrar um “sistema universal de saúde“.

Embora a grande palavra da esquerda seja ‘compaixão’, a grande agenda da esquerda é a dependência.

Toda a angústia política e o melodrama moral de fazer com que “os ricos” paguem “sua parte justa” faz parte de uma grande farsa. Não se trata de economia, é política.

O fato de tantos políticos de sucesso serem mentirosos sem vergonha não é apenas uma reflexão sobre eles, é também uma reflexão sobre nós. Quando as pessoas querem o impossível, apenas os mentirosos podem satisfazer.

Sobre governo

É difícil imaginar uma maneira mais estúpida ou mais perigosa de tomar decisões do que colocá-las nas mãos de pessoas que não pagam preço algum por estarem erradas.

A questão mais básica não é o que é melhor para todos, mas quem deve decidir o que é melhor.

Sobre economia

A primeira lição de economia é a escassez: nunca há algo suficiente para satisfazer plenamente todos os que a desejam. A primeira lição de política é desconsiderar a primeira lição de economia.

O salário mínimo real é zero.

A hiperinflação pode levar praticamente a economia de toda a sua vida, sem que o governo precise se preocupar em aumentar a taxa oficial de impostos.

Sobre conhecimento

A retórica não substitui a realidade.

É preciso muito conhecimento apenas para perceber a extensão de sua própria ignorância.

Intelecto não é sabedoria

Os fatos não falam por si. Eles falam a favor ou contra teorias concorrentes. Fatos divorciados de teorias ou visões são meras curiosidades isoladas.

A marcha da ciência e da tecnologia não implica crescente complexidade intelectual na vida da maioria das pessoas. Muitas vezes ela significa o contrário.

Por fim, confira também o nosso texto sobre Quem é Thomas Sowell.

Gostou do artigo? Então apoie o Ideias Radicais! Apoiadores recebem vários benefícios, entre eles uma carta mensal sobre o que o Ideias Radicais está fazendo, além de webinars com a equipe.

, , , , , , , ,

Avatar

Por:

Head de Conteúdo do Ideias Radicais.

Relacionados