Lysander Spooner em 10 citações

/, Pensadores da liberdade/Lysander Spooner em 10 citações

Lysander Spooner em 10 citações

Nascido em 19 de janeiro de 1808, Lysander Spooner foi um teórico anarquista, jusnaturalista, defensor do abolicionismo e do livre mercado. Sobre ele, Rothbard disse que:

Lysander Spooner e Benjamin R. Tucker foram insuperáveis como filósofos políticos e nada é mais necessário hoje do que um relançamento e desenvolvimento do amplamente esquecido legado que deixaram à filosofia política.

Para que conheçam melhor esta importante figura libertária, separamos aqui algumas citações, acerca de diferentes temas.

Sobre o estado

Um governo que pode, a bel-prazer, acusar, atirar e enforcar homens por serem traidores, pela única ofensa geral de se recusar a se render e a suas propriedades à uma vontade arbitrária, pode praticar toda e qualquer opressão especial e particular que desejar.

A única ideia já manifestada sobre o que é o “consentimento dos governados” é essa: todos devem consentir ou serão baleados.

Um homem não deixa de ser um escravo, porque ele pode escolher um novo senhor de vez em quando. Nem é escravo, porque é permitido periodicamente escolher novos senhores.

Portanto, esses vilões, que se autodenominam governos, compreendem bem que seu poder depende principalmente do dinheiro. Com dinheiro, eles podem contratar soldados, e com soldados extorquem dinheiro.

E, quando sua autoridade é negada, o primeiro uso que sempre fazem do dinheiro é contratar soldados para matar ou subjugar todos os que lhes recusam mais dinheiro.

Sobre impostos

Não há meio termo nesse assunto. Ou “tributação sem consentimento é roubo” ou não é. Se não for, então qualquer número de pessoas que quiserem podem se associar, se autointitular como de governo, assumir autoridade absoluta sobre todos os mais fracos que eles, saqueá-los e matá-los se eles resistirem.

Sobre direitos naturais

Dizer que as maiorias, têm o direito de governar as minorias, equivale a dizer que as minorias não têm e devem ter nenhum direito, exceto quando a maioria permitir.

Os direitos naturais de um homem são seus contra o mundo inteiro e qualquer violação deles é igualmente um crime, seja o crime cometido por um homem, chamando a si mesmo de ladrão, ou por milhões chamando a si mesmos de governo.

Sobre justiça

Deixe-me lembrá-lo então que a justiça é um princípio natural e imutável, e não algo que possa ser feito, desfeito ou alterado por qualquer poder humano. É também um assunto da ciência e deve ser aprendido, como matemática ou qualquer outra ciência.

Não deriva sua autoridade dos comandos, vontade, prazer ou vontade de qualquer combinação possível de homens, quer se autodenominem governo, ou qualquer outro nome. É também, em todos os momentos e em todos os lugares, a lei suprema. E, ser em toda parte e sempre a lei suprema é, necessariamente, em toda parte e sempre a única lei.

Se um júri não tem o direito de julgar a justiça de uma lei do governo, claramente não pode fazer nada para proteger o povo contra as opressões do governo, pois não há opressões que o governo não possa autorizar por lei.

Sobre vícios

Vícios são aqueles atos pelos quais um homem prejudica a si mesmo ou a sua propriedade. Crimes são aqueles atos pelos quais um homem prejudica a pessoa ou a propriedade de outro.

Vícios são simplesmente os erros que um homem comete em sua busca da própria felicidade. Ao contrário dos crimes, eles não implicam malícia para com os outros e nenhuma interferência em suas pessoas ou propriedades.

A bibliografia de Lysander Spooner pode ser conferida nessa coleção. Temos neste link um texto sobre a vida e obra dele, em nossa série Pensadores da Liberdade.

Gostou do artigo? Então apoie o Ideias Radicais! Apoiadores recebem vários benefícios, entre eles uma carta mensal sobre o que o Ideias Radicais está fazendo, além de webinars com a equipe.

Por | 2020-06-18T08:58:44-03:00 18/06/2020|Libertarianismo, Pensadores da liberdade|Comentários desativados em Lysander Spooner em 10 citações