12 frases de Hans-Hermann Hoppe

Hans-Hermann Hoppe é um dos maiores teóricos vivos do Libertarianismo. Seu rigor argumentativo e o radicalismo das suas conclusões o propulsionaram para uma posição central deste movimento.

Além disso, Hoppe contribuiu para o entendimento de diversos assuntos em Economia, Sociologia, Epistemologia e Filosofia Política. Por isso, separamos aqui algumas frases dele para sua reflexão.

Ideologia e propriedade privada

O igualitarismo, em todas as formas e contornos, é incompatível com a ideia de propriedade privada.

O direito de propriedade sobre o próprio corpo deve ser dito justificado a priori, pois quem tentasse justificar qualquer norma já teria que pressupor o direito exclusivo de controle sobre seu corpo como uma norma válida simplesmente para dizer “Eu proponho tal em tal.”

Graças ao banco central, a maioria dos ‘especialistas monetários’ e ‘macroeconomistas importantes’ podem, ao colocá-los na folha de pagamento, ser transformados em propagandistas do governo ‘explicando’, como alquimistas, como pedras (papel-moeda) podem ser transformadas em pão (riqueza).

Os sentimentos igualitários e relativistas encontram apoio constante entre as gerações cada vez mais novas de adolescentes. Devido ao seu desenvolvimento mental ainda incompleto, os jovens, especialmente da variedade masculina, são sempre suscetíveis a ambas as ideias.

A propriedade privada implica exclusividade, desigualdade e diferença.

Democracia e governo

A democracia permite que A e B se unam para roubar C. Isso não é justiça, é um ultraje moral.

A democracia praticamente garante que apenas homens maus e perigosos chegarão ao topo do governo.

Se o poder do governo reside na aceitação generalizada de ideias falsas, absurdas e tolas, então a única proteção genuína é o ataque sistemático dessas ideias e a propagação e proliferação de ideias verdadeiras.

Conflitos não são inevitáveis. No entanto, é absurdo considerar a instituição de um estado como uma solução para o problema do possível conflito, porque é precisamente a instituição de um estado que primeiro torna o conflito inevitável e permanente.

Não, o estado é tudo menos o resultado de um contrato! Ninguém com um grama de bom senso concordaria com tal contrato. Tenho muitos contratos em meus arquivos, mas em nenhum lugar existe um como este. O estado é o resultado de força agressiva e subjugação. Evoluiu sem base contratual, como uma máfia de gângsteres de proteção. E sobre a luta de todos contra todos: isso é um mito.

O estado opera em um vácuo jurídico. Não existe nenhum contrato entre o estado e seus cidadãos.

Democracia não tem nada a ver com liberdade. A democracia é uma variante suave do comunismo e raramente na história das ideias foi tomada por qualquer outra coisa.

Confira também, nosso texto sobre as ideias de Hoppe da nossa série Pensadores da Liberdade.

Gostou do artigo? Então apoie o Ideias Radicais! Apoiadores recebem vários benefícios.

, , , , , , , , ,

Avatar

Por:

Head de Conteúdo do Ideias Radicais.

Relacionados

censura ao Porta dos Fundos

Censura ao Porta dos Fundos ataca liberdade de expressão

Em dezembro, a censura ao Porta dos Fundos, pelo Judiciário do Rio de Janeiro, abriu uma janela para a defesa da liberdade de expressão no país.

, , , , , , , , , , , , , ,