11 frases de Henry Hazlitt

//11 frases de Henry Hazlitt

11 frases de Henry Hazlitt

Henry Hazlitt (1894-1993) foi um dos intelectuais mais prolíficos da história americana. De acordo com Lew Rockwell, ele “estava familiarizado com o trabalho de todos os pensadores importantes em quase todas as áreas” e “escreveu em todos os fóruns públicos importantes de sua época”.

Entre seus diversos trabalhos publicados, inclui-se talvez o livro de economia mais popular já escrito: Economia em uma Única Lição.

Nessa vasta produção, talvez a contribuição mais importante de Hazlitt tenha sido sua defesa consistente da importância central da liberdade no estilo de vida americano, mesmo que essa defesa tenha custado a ele mais de um emprego.

Sobre liberdade

A liberdade é a base essencial, a condição sine qua non, da moralidade. A moralidade só pode existir em uma sociedade livre; só pode existir na medida em que a liberdade existe.

‘Liberdade de’ ‘é uma garantia de que ninguém, incluindo o governo, poderá interferir na liberdade de alguém.

O futuro da liberdade humana… significa o futuro da civilização.

A liberdade é um fim tão precioso em si, que Lord Acton foi movido a declarar que não é um meio para um fim político mais alto. É, ela própria, o mais alto fim político.

No entanto, embora a liberdade seja, sem dúvida, um fim em si mesma, é também de maior valor (…) como um meio para a maioria de nossos outros fins. Podemos perseguir não apenas nossos objetivos econômicos, mas também intelectuais e espirituais, se formos livres para fazê-lo.

A liberdade é um todo e negar a liberdade econômica é, por fim, destruir toda a liberdade.

Nossa intelligentsia (…) despreza a liberdade econômica porque (…) eles não têm conhecimento ou entendimento para reconhecer que, quando as liberdades econômicas são abreviadas ou destruídas, todas as outras liberdades são abreviadas ou destruídas com elas.

Sobre capitalismo

O capitalismo continuará a eliminar a pobreza em massa em mais e mais lugares (…), se for meramente permitido fazê-lo.

O capitalismo, o sistema de propriedade privada e de livre mercado, não é apenas um sistema de liberdade e justiça natural — que tende (…) a distribuir recompensas de acordo com a produção —, mas é um grande sistema cooperativo e criativo que produziu (…) mais riqueza que nossos ancestrais ousariam sonhar.

A liberdade superior do sistema capitalista, sua justiça superior e sua produtividade superior não são três superioridades, mas uma. A justiça decorre da liberdade e a produtividade decorre da liberdade e da justiça.

Sobre estado e impostos

O governo não pode dar nada sem nos privar de outra coisa.

Quando seu dinheiro é roubado por um ladrão, você não recebe nada em troca. Quando seu dinheiro é retirado de impostos para apoiar burocratas desnecessários, é precisamente a mesma situação.

Henry Hazlitt reconheceu a liberdade como o único sistema moral e a liberdade econômica, o capitalismo, como a única forma de organizar a sociedade que pode beneficiar a todos. E ele defendeu essa posição poderosamente contra muitos ataques.

Como Ludwig von Mises o descreveu, “nesta era de grande luta a favor da liberdade e do sistema social em que os homens podem viver como homens livres, você… é a consciência econômica de nosso país”.

Mas, durante sua vida, Hazlitt viu o seu país seguindo o caminho oposto à liberdade. Isso o levou a concluir que “No que diz respeito aos políticos, a lição… parece não ter sido aprendida em lugar algum”.

Hoje, enquanto a quantidade de recursos tirados à força de uns para dar a quem o governo decidir só cresce, suas ideias são mais importantes do que nunca.

Gary M. Galles é professor de economia da Pepperdine University.

Gostou do artigo? Então apoie o Ideias Radicais! Apoiadores recebem vários benefícios, entre eles uma carta mensal sobre o que o Ideias Radicais está fazendo, além de webinars com a equipe.

Por | 2020-06-29T08:27:44-03:00 29/06/2020|Pensadores da liberdade|Comentários desativados em 11 frases de Henry Hazlitt