Friedrich Hayek em 12 frases

//Friedrich Hayek em 12 frases

Friedrich Hayek em 12 frases

Nascido em 8 de maio de 1899, Friedrich August von Hayek foi um economista da Escola Austríaca e um dos liberais mais importantes do século XX.

Sobre sua influência, Milton Friedman disse que:

Ao longo dos anos, perguntei repetidamente a outros defensores de uma sociedade livre como eles conseguiram escapar do contágio do ambiente intelectual coletivista. Nenhum nome foi mencionado com mais frequência como fonte de aprendizado que o de Friedrich Hayek.

É impossível resumir de forma simples as contribuições dos 130 artigos e 25 livros de Hayek. No entanto, separamos aqui algumas de suas frases, que apresentam algumas de suas ideias.

Sobre liberdade

Liberdade não significa apenas que o indivíduo tenha a oportunidade e o fardo da escolha; significa também que ele deve arcar com as consequências de suas escolhas. Liberdade e responsabilidade são inseparáveis.

A liberdade não é apenas um valor em particular é a fonte e condição da maioria dos valores morais. O que uma sociedade livre oferece ao indivíduo é muito mais do que ele seria capaz de fazer se apenas ele fosse livre.

O sistema de propriedade privada é a garantia de liberdade mais importante, não apenas para aqueles que possuem propriedades, mas para aqueles que não a possuem.

A defesa da liberdade individual repousa em grande parte no reconhecimento da inevitável e universal ignorância de todos nós sobre os diversos fatores dos quais dependem as nossas realizações e o nosso bem estar.

Sobre individualismo

Uma sociedade que não reconhece que cada indivíduo tem seus próprios valores, aos quais tem o direito de seguir, não pode respeitar a dignidade do indivíduo e não consegue realmente conhecer a liberdade.

O individualista reconhece as limitações dos poderes da razão individual e, consequentemente, defende a liberdade.

Sobre coerção

A coerção é má justamente porque ignora o indivíduo como uma pessoa que pensa e tem valores, fazendo dele uma ferramenta simples para alcançar os fins de outrem.

Sobre ciência política

Todas as teorias políticas assumem que a maioria dos indivíduos é muito ignorante. Aqueles que defendem a liberdade diferem no fato de que estes incluem eles mesmos e os mais sábios nessa suposição.

Sobre governo

Uma vez que amplos poderes coercitivos são dados às agências governamentais, esses poderes não podem ser efetivamente controlados.

O principal mal é o governo ilimitado, pois nenhum indivíduo é qualificado para exercer poder ilimitado.

Não há justificativa para a crença de que, enquanto o poder é conferido pelo processo democrático, ele não pode ser arbitrário. Não é a fonte, mas a limitação do poder que impede que ele seja arbitrário.

Sob o estado de direito, o indivíduo é livre para perseguir seus fins e desejos pessoais, com a certeza de que os poderes do governo não serão usados ​​deliberadamente para frustrar seus esforços.

A importância de Hayek

F. A. Hayek liderou a luta contra o declínio da crença na liberdade, reconhecendo que “a menos que possamos tornar a base filosófica de uma sociedade livre mais uma vez uma questão intelectual viva. E, a sua implementação como uma tarefa que desafia a engenhosidade e a imaginação de nossas mentes mais vivas, as perspectivas da liberdade são realmente sombrias. ”

Portanto, é por isso que suas ideias precisam ser entendidas e profundamente consideradas por mais pessoas, para que nossa liberdade não se deteriore ainda mais.

*Gary M. Galles é professor de economia da Pepperdine University.

Gostou do artigo? Então apoie o Ideias Radicais! Apoiadores recebem vários benefícios, entre eles uma carta mensal sobre o que o Ideias Radicais está fazendo, além de webinars com a equipe.

Por | 2020-06-05T11:20:58-03:00 05/06/2020|Pensadores da liberdade|Comentários desativados em Friedrich Hayek em 12 frases