16 fatos que mostram que Friedrich Hayek foi o Forrest Gump do século XX

Forrest Gump é um filme norte-americano de 1994 que acompanha a vida de Forrest, um homem simples que, em suas andanças pelo país, acaba encontrando personalidades históricas, influenciando a cultura popular e testemunhando alguns dos eventos mais notórios da história dos Estados Unidos no último século.

Há bons motivos para crer que o notável intelectual Friedrich Hayek foi um autêntico Forrest Gump do século XX. Abaixo, 16 curiosidades sobre sua trajetória.

1. A revolução na biologia

O século XX seria a era da Biologia, e Friedrich Hayek, quando adolescente, encontrava-se mergulhado nela, a partir do estudo das obras de Hugo de Vries e August Weismann sobre biologia celular, genética e evolução. Hayek estava montando sua própria coleção de botânica, e trabalhando com um botânico de referência: seu próprio pai, August. naquela época, todos os principais botânicos da Europa encontravam-se reunidos na casa de Hayek, em Viena.

August von Hayek Portrait

2. Primeira Guerra Mundial

O primeiro evento histórico importante do século XX foi a Primeira Guerra Mundial, e Hayek marchou para a batalha, onde liderou ataques a depósitos de armas. Com a novidade do avião, Hayek assumiu a posição de observador.

Image

3. A criação da lógica matemática

Gottlob Frege lançou uma revolução intelectual com sua nova lógica, sendo o criador da lógica matemática. Os “Von Hayek” são amigos da família Wittgenstein. Assim, Hayek encontrou Ludwig Wittgenstein em um trem de tropas, em 1918. Eles discutiram similitudes entre as famílias. Wittgenstein levava a tiracolo o Tractatus. Hayek foi um dos primeiros a estudar o relato histórico de Wittgenstein sobre a nova lógica quando foi publicado, em 1921.

Image

4. A ascensão do Socialismo

O socialismo era a vanguarda da época. Vladmir Lenin e seu partido socialista assumiram a Rússia, e Hayek ficou absorvido em entender a economia do planejamento socialista. Para tanto, leu tudo que pode obter da obra de Walther Rathenau, o mentor da economia administrada, e planejada, da Alemanha.

Image

5. A revolução cognitiva na psicologia

Viena e o mundo de língua alemã liderava uma revolução na psicologia, epistemologia e fisiologia do sistema nervoso. Hayek não estava apenas estudando Mach e conversando com os principais psicólogos e filósofos, mas se encontrava no laboratório cerebral de Constantin von Monakow.

Em 1920, Hayek criou e apresentou aos seus colegas o modelo de aprendizado de conexão sináptica Hebb-Hayek, que fornecerá a base definitiva para a Revolução Cognitiva, estabelecendo a base fisiológica da teoria de fundo da percepção.

Image

6. Hayek e o Movimento Hippie

O mix entre teorias holistas do todo social e o nacionalismo cultural romântico, em que se alimentaram Herder, Comte, Hegel e Fichte fizeram com que Hayek saísse da floresta batendo tambor com proto-hippies. O acólito favorito da teoria do todo social foi Othmar Spann. A teoria do todo social e sua rejeição à dignidade e autonomia do indivíduo destruirão a Europa e o mundo, e o movimento romântico misturado com música pop e drogas dará origem a hippies de estilo americano nas décadas de 1960 e 70.

Image

7. Geistkreis, uma Elite intelectual

Na década de 1920, Viena era a capital intelectual do mundo, e se você estivesse estudando lógica, economia, epistemologia ou matemática, o lugar que você queria estar era Viena.

Você desejaria participar dos “Círculos de Viena”, administrados por Ludwig von Mises, Moritz Schlick, Carl Menger, entre outros. O Círculo de Viena, no centro de todos os outros círculos de Viena, com membros que participaram de todos os outros círculos, foi o círculo administrado por Friedrich Hayek e Herbert Furth, o Geistkreis.

8. Hans Kelsen e a teoria do direito

Hayek retomou o estudo do direito na Universidade de Viena, onde absorveu as doutrinas revolucionárias de seu professor Hans Kelsen, que transformou a teoria do direito com sua jurisprudência do positivismo jurídico.

Image

9. Friedrich Wieser

Existia uma revolução científica em curso na economia. O principal centro dessa revolução foi Viena. O grande teórico dessa revolução foi Friedrich Wieser, que trouxe grandes contribuições à microeconomia, entre elas o que se tornou conhecido como custo de oportunidade.

Hayek não apenas estudou com Wieser, como também se tornou seu aluno mais célebre e amigo pessoal.

Image

10. Mudanças no sistema bancário global

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a cidade de Nova York assumiu a posição de capital financeira do mundo, e os Estados Unidos tinham um novo banco central. Friedrich Hayek esteve lá nesse período, e foi um dos primeiros no mundo a estudar esse novo titã financeiro e seu novo sistema bancário.

Image

11. Revolução da estatística

Estamos na década de 1920 e a revolução estatística nas ciências está em andamento, e o único lugar no mundo onde está ocorrendo no âmbito da economia é na cidade de Nova York, no seminário de Wesley Mitchell na Columbia, onde Hayek não estava apenas dando aula, como também proferindo palestras.

Image

12. Hayek descobriu consequências não intencionais de políticas governamentais

Os cientistas sociais não podem somente definir cientificamente a justiça social, mas também podem se valer de intervenções do estado para alcançá-la. Essa era a convicção do mentor de Hayek, Friedrich Wieser, e da maioria dos outros cientistas dessa nova era, e o lugar para testemunhar isso acontecendo era a “Viena Vermelha”.

Image

Hayek compartilhava dos ideais e ambições de seu mentor e dos políticos de Viena. O esforço inovador de justiça social de Viena era alcançar a justiça social na habitação usando subsídios e controles de aluguel. Hayek investiga e descobre consequências não intencionais dessas políticas. Na década de 1960, os cientistas sociais americanos farão estudos quando também descobrirem o problema das consequências não intencionais das políticas benevolentes do estado.

Image

13. Crise pós-guerra

Quando Hayek retornou de Nova York, necessitava de um emprego. O maior problema do mundo era a dívida de guerra, economias destruídas, inflação e deflação – o sistema monetário internacional estava um caos. Hayek foi então contratado para administrar os tratados financeiros do pós-guerra.

Image

A Grande Depressão, na sequência, esmagaria a Europa com o colapso do banco Creditanstalt de Viena em 1931.

Image

14. As contribuições de Hayek para a política monetária

Os dois principais economistas monetaristas do mundo na década de 1920, foram Knut Wicksell e Ludwig von Mises. O novo chefe de Hayek acabou sendo Mises.

Image

A nova lógica de avaliação marginal foi estendida por Wieser e Bohm-Bawerk à produção e juros, e Wicksell e Mises criaram esboços para integrar esse trabalho com os problemas do dinheiro e do ciclo de negócios, os subsídios necessários para entender o caos econômico internacional.

Quando Hayek estava escrevendo sua pesquisa sobre o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, a intenção de mencionar brevemente as ideias de Mises sobre ciclos, dinheiro e produção expuseram todo um mundo inexplorado de problemas científicos que Mises e Wicksell nunca haviam desenvolvido e coerentemente colocados em ordem.

O trabalho de Hayek nesta área apresentaria o que ficou conhecido como o “Problema do Conhecimento”, e transformaria o campo da teoria do capital inspirando as ideias que levariam à construção moderna do Equilíbrio Intertemporal.

15. O fracasso do socialismo

O modelo de economia de planejamento central do socialismo foi inspirado na economia de guerra e produziu catástrofe econômica e fome em massa, até que Lenin decidiu abandonar o modelo. O que deu errado?

O mentor de Hayek, Ludwig Mises, tinha a resposta, em ataque ao socialismo de guerra lógico-marxista Otto Neurath.

Image

O livro de 1922, de Mises, Socialismo, acordou Hayek de seu sono dogmático, não apenas no que diz respeito à possibilidade do uso da ciência da economia para produzir justiça social por meio do planejamento da economia, mas sobre como a própria economia funciona como uma ciência.

16. Teoria dos Jogos

É a era dos especialistas em dados e macroeconômicos e Hayek traz a revolução macroeconômica baseada em dados para a Europa, fundando o Instituto Austríaco de Pesquisa Econômica, que Hayek dirige como diretor com a ajuda de Oskar Morgenstern, que ajudará a originar a teoria dos jogos.

Image


Este artigo foi baseado em uma thread no Twitter de @FriedrichHayek.

,

Diversos Autores

Por:

Desde 2015 o Ideias Radicais busca difundir o libertarianismo e ajudar a construir uma sociedade livre.

Relacionados

BitPreço
Settee