Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Liberdade em Pauta XII

7 de novembro de 19:00 às 21:00

O Liberdade em Pauta XII tem data e hora marcada para acontecer

Os professores Rodorval Ramalho e Leonardo Lisboa irão comentar a respeito da queda do muro de Berlim e do fim de um regime autoritário que imperou por quase 30 anos na extinta Alemanha Oriental. O Muro de Berlim foi erguido pelos socialistas no dia 13 de agosto de 1961 e só foi derrubado pelo povo no dia 9 de novembro de 1989.

Em novembro de 2019 celebramos os 30 anos de sua derrubada. Uma data que jamais pode ser esquecida, pois, foi o dia em que a liberdade derrubou o autoritarismo e deu lugar a esperança. Famílias que haviam sido separadas por um muro puderam finalmente encontrar-se.

Esta data é uma oportunidade ímpar para comemorar a vitória da liberdade, mas também para delatar a monstruosidade de tal regime, que precisou erguer um muro para evitar a fuga dos seus cidadãos. O muro de Berlim não foi um acidente, mas apenas a reprodução fidedigna de um regime autoritário, assassino e anti-democrático, o Socialismo em sua essência oficializa a exploração do homem em prol de um objetivo material, ao mesmo tempo que diz estar combatendo essa exploração. Em todos os lugares onde tal regime foi implantado, aconteceu algo semelhante. Usemos essa data para honrar a memória das centenas de pessoas que foram sumariamente assassinadas enquanto buscavam fugir de tal opressão rumo a liberdade. E das milhares de famílias que foram esfaceladas por essa ideologia assassina. Devemos estudar e relembrar os erros do passado para que não deixemos que eles acabem por se repetir no futuro.

O evento é aberto ao público, todos estão mais que convidados a comparecerem.

Endereço: Universidade Federal de Sergipe