Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Anarcablu

7 de dezembro de 2019 de 09:00 às 17:30

Por que Anarcablu?

Por que não? Afinal, o Brasil parece ser o país mais libertário do planeta. Apenas aqui Mises dá 3 x 1 no Keynes (de acordo com o Google Trends) e Blumenau é a nona cidade mais libertária do Brasil (de acordo com inscritos per capita no canal Ideias Radicais).

Mas por que “anarco”? Ao contrário do significado coloquial (caos, desordem, vandalismo) anarquia é um termo que vem do grego (anarkhos) e significa literalmente “sem governantes”. Este é o sentido que tomamos aqui: sendo nenhum ser humano superior a outro, ninguém pode reclamar o direito de governar a vida de outras pessoas.

Aliás, vários pensadores defendem (e nós concordamos) que o estado é justamente uma força que espalha caos na sociedade. A ordem vem da interação entre os indivíduos que se organizam voluntariamente em busca de melhores arranjos para si, suas famílias e os grupos em que estão inseridos. Ao impedir ou quebrar esses arranjos, mesmo que agindo com boas intenções, o estado deixa os indivíduos em uma situação pior do que estariam se pudessem agir livremente. Ao ser percebido que os efeitos das ações do estado não foram positivos, novas ações são feitas e a situação piora ainda mais, assim levando ao caos progressivo.

O que queremos é explicar essas ideias.Quando o estado falhar em fornecer os serviços que arroga para si, como você vai educar seus filhos? Cuidar da segurança da sua família? Fazer negócios com outras pessoas? Viver em comunidade?

Então, uma semente foi plantada e no dia 7 de dezembro de 2019, um grupo de indivíduos amantes da liberdade se encontrarão para… falar, ouvir e aprender sobre liberdade. Venha participar com a gente. Esqueça os rótulos. Não nos interessa se você é roxo com bolinha verde. O que queremos é conversar com pessoas dispostas a ver, ouvir, aprender e colaborar. Afinal, “ideias e somente ideias podem iluminar a escuridão.” (Ludwig Von Mises) e “o preço da liberdade é a eterna vigilância.” (sem autoria definida).

Endereço: rancho do italiano