4 documentários para entender o Bitcoin

O Bitcoin é a principal criptomoeda existente, mas ainda muito pouco compreendido por muitas pessoas. Pensando nisso, elaboramos uma lista com quatro documentários para você entender mais sobre o Bitcoin e essa nova tecnologia no mercado financeiro.

1. Banking on Bitcoin (2016)

Considerado o primeiro documentário a retratar de maneira real o universo do Bitcoin, o longa conta com entrevistas de jornalistas, banqueiros, bilionários e outros entusiastas da moeda. 

A obra apresenta a filosofia por trás da construção do BTC, mostra os registros das conversas por email que diversas pessoas tiveram com Satoshi Nakamoto e como a moeda surgiu para ser uma alternativa ao sistema bancário tradicional.

O longa de 1h20 minutos mostra como bancos utilizam crises para manipular o sistema financeiro e que por isso é necessário pensar em novas alternativas para que cada indivíduo armazene o seu capital. 

O filme pode ser localizado no YouTube, em versão legendada e original. 

2. Bitcoin: The End of Money As We Know It (2015)

Lançado em 2015, dirigido por Torsten Hoffmann, Michael Watchulonis, o documentário de 60 min traça a história do dinheiro desde o mundo antigo até os modernos pregões de Wall Street.

O documentário expõe as práticas dos bancos centrais e outros atores financeiros que colocaram o mundo de joelhos na crise de 2008. Ele destaca a influência do governo no processo de criação de dinheiro e como isso causa inflação. Além disso, explica como a maior parte do dinheiro que usamos hoje é criada do nada por bancos comerciais quando fazem empréstimos.

Não se poderia pedir uma introdução melhor à invenção do blockchain. Os diretores, Hoffmann e Watchulonis foram capazes de retratar com sucesso o que esta tecnologia disruptiva incorpora, revelando a linhagem passada do dinheiro e os graves problemas inerentes à sua centralização atual, ao mesmo tempo que apresenta uma alternativa viável.

O filme tem um “tom” educacional, o que o torna uma excelente opção a ser apresentada para quem tem pouco conhecimento de mercado financeiro e serve como introdução ao tema. Este não é um filme típico para entusiastas do Bitcoin, que tende a enquadrá-lo apenas em uma luz positiva e otimista, mas é fiel ao espírito revolucionário desta inovação sem diluí-lo.

O filme pode ser localizado no YouTube, em versão legendada e original. 

3. Deep Web (2015)

O documentário apresenta Ross Ulbricht, um jovem libertário de 20 poucos anos que decide, em suas palavras: “utilizar a teoria econômica como meio de abolir a coerção e a agressão na humanidade. Para esse fim, estou criando uma simulação econômica para dar às pessoas uma experiência em primeira mão do que seria viver em um mundo sem o uso sistêmico de força”.

Essa simulação foi o site “Silk Road”, o maior portal de compra e venda de drogas e serviços, que utilizava a rede TOR e Bitcoin para garantir completo anonimato nas transações.

O documentário apresenta a filosofia de liberdade envolvida na criação do projeto, o diretor apresenta como o Silk Road não era um site de venda de drogas, mas era uma comunidade onde todos são livres para realizar transações sem qualquer interferência estatal. 

Com 1h30min de duração, a obra contém entrevistas dos familiares de Ross, de usuários do site e de policiais que acreditam que fizeram certo ao prender Ross. 

Ross foi condenado pela Justiça americana a duas prisões perpétuas. Caso você discorde da sentença é possível assinar a petição Free Ross 

O filme pode ser localizado no YouTube, em versão legendada e original.

4. Banking on Africa: The Bitcoin Revolution (2020)

Com apenas 47 minutos de duração, o documentário disponível na Amazon Prime explora, através de histórias reais, como o Bitcoin tem transformado positivamente a vida de milhares de pessoas no continente africano. 

A obra segue as viagens de dois pioneiros do Bitcoin africanos, Alakanani Itireleng (fundadora do Satoshi Center, Botswana) e Lorien Gamaroff (fundador de Usizo, África do Sul). Explorando suas esperanças por esta tecnologia e como ela poderia ser usada para melhorar a vida de milhões de pessoas. Com especialistas em finanças, economia e tecnologia, o documentário traz uma mistura de pesquisa da indústria, opiniões e paixão pelo que a futura economia global pode conter.

E, com grande parte do sistema bancário do mundo desenvolvido se tornando cada vez mais instável, este documentário inicia uma conversa sobre criptomoeda e problemas de superação da África para viver em um sistema financeiro global melhor.

Em paralelo ao filme, você pode ler o relatório The State of Crypto: Africa, que apresenta dados complementares ao apresentado no filme. 

O filme atualmente consta no Prime Video e no YouTube, em versão legendada e original. 

, , ,

Thalita Oliveira

Por:

Social Media do Ideias Radicais.

Relacionados

BitPreço