Como usar o Brave, navegador que paga criptomoedas para o usuário ver anúncios

O mercado de navegadores, atualmente, é dominado pelo Google Chrome e o Mozilla Firefox. No entanto, um browser chamado Brave chegou com uma novidade para os usuários: o programa oferece criptomoedas para quem visualizar os anúncios na plataforma.

Chamado de Brave Rewards, o programa oferece ao usuário a possibilidade de visualizar anúncios durante a navegação e ganhar 70% da receita das publicidades em criptomoedas.

Como funciona o Brave?

A nova proposta do navegador é conciliar o faturamento dos criadores de conteúdo e dos publicitários com o respeito à privacidade dos seus usuários.

Ao visitar uma página cadastrada no programa, os usuários recebem um chamado “Basic Attention Token” (“ficha de atenção básica”, ou BAT), uma criptomoeda criada a partir da tecnologia Blockchain.

As BATs são contabilizadas localmente no navegador e enviadas uma vez por mês aos sites visitados. O valor enviado é proporcional à atenção dada pelo usuário as propagandas. 

Há outra forma de acumular BATs no Brave: assistir voluntariamente aos anúncios dos parceiros da Brave. Os chamados “anúncios privados” aparecem como notificações na lateral do navegador.

Contudo, esses anúncios privados são opcionais, podendo então serem ignorados pelos usuários. Ao mesmo tempo, caso deseje assistir, o usuário recebe 70% do faturamento recebido pela veiculação do anúncio e os outros 30% são repartidos entre a Brave e o parceiro veiculador. 

Na prática, a tecnologia evita o rastreamento de histórico de navegação, pesquisas e outros dados utilizados que normalmente alimentam esse tipo de anúncio. 

Como fazer o download e instalação?

O primeiro passo é acessar a página de download do navegador (brave.com) e pressionar o botão “Download Brave”. Depois disso, abra o instalador do software usando a página de downloads do seu navegador ou do próprio computador.

Após esse processo, pressione o botão “Sim” para iniciar a instalação do navegador, que será iniciado automaticamente. Depois que o download e instalação estiverem completos, a página inicial do Brave exibe uma contagem de conteúdos bloqueados automaticamente enquanto você navega na web. 

Além disso, a tela inicial oferece uma série de opções de configuração para os usuários. O pop-up “Brave Rewards”, responsável pelas recompensas, está disponível na aba “Configurações” e precisa ser ligado pelo usuário.

Após ser ativado, o sistema do navegador passa a pagar o usuário que visualizar os anúncios enviados por alertas do tipo “push”.

O pagamento é realizado por meio de tokens blockchain, podendo ser atrelado a qualquer coisa no ambiente da web, como cartões-presente, cupons de compra e ao acesso de recursos de aplicativos.

Na área “Recompensas Brave”, é possível ativar as recompensas e visualizar detalhes, como quantidade de tokens e data de pagamento pelas visualizações de publicidade. A seção “Anúncios” mostra quantos banners de propaganda foram visualizados no mês em questão.

, , , ,

Raphaël Lima

Por:

Fundador e CEO do Ideias Radicais.

Relacionados

BitPreço