Cidades Privadas: um caminho para a liberdade

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Cidades Privadas: um caminho para a liberdade

*Titus Gebel

Analisemos o mercado da governança: estados existem, pelo menos em parte, porque há demanda por eles. Um estado funcional oferece um quadro estável da lei e da ordem, que permite a coexistência e interação de um grande número de pessoas. Isso é tão atraente que a maioria das pessoas estão dispostas a aceitar limitações significativas na sua liberdade pessoal em troca disso.

No entanto, se você pudesse oferecer os serviços de um estado e também evitar suas desvantagens, você teria criado um produto melhor. Porém, após décadas de atividade política, cheguei a conclusão de que a liberdade real, no sentido de voluntariedade e autodeterminação, não pode ser alcançada por mexer com estados existentes por meio do processo democrático. Simplesmente não há demanda suficiente para esses valores no momento.

Alguém poderia oferecer isso como um produto de nicho para as partes interessadas. Seria possível para as empresas privadas fornecer todos os serviços necessários que o governo normalmente monopoliza. E eu comecei essa iniciativa.

Cidades privadas

Tudo o que sabemos do livre mercado poderia ser aplicado para o que chamo de “mercado de convivência”: troca voluntária (incluindo o direito de rejeitar qualquer oferta), competição e a diversidade resultante da gama de produtos. Um “provedor de serviços de governo” poderia oferecer um modelo específico de viver juntos dentro de um território definido e só os que gostam da oferta se estabelecer lá. Tais ofertas têm de ser atraentes — caso contrário, não haverá nenhum cliente.

Esta é a ideia de uma cidade privada: uma empresa privada voluntária, com fins lucrativos, que oferece proteção para a vida, a liberdade e a propriedade em um determinado território — melhor, mais barato e mais livre do que os modelos de estado existentes. A residência dependeria de uma relação contratual predefinida entre moradores e o operador. Caso haja um conflito sobre a interpretação do contrato, haverá arbitragem independente.

Cidades Privadas não servem como um retiro para os ricos. Executado corretamente, eles viriam a desenvolver ao longo das linhas de Hong Kong, oferecendo semelhantes oportunidades para ricos e pobres. Novos moradores que estão dispostos a trabalhar, mas sem meios poderiam negociar um adiamento de suas obrigações de pagamento e empregadores que procuram uma força de trabalho poderiam assumir as suas obrigações contratuais de pagamento.

O incentivo para operador de uma cidade privada seria o lucro: oferecer um produto atrativo pelo preço certo. Isso provavelmente inclui bens públicos, tais como um ambiente limpo, polícia e serviço de bombeiros, bem como algumas infra-estruturas e regras sociais. Mas o principal serviço do operador é garantir que a ordem livre não seja perturbada e que a vida dos moradores e a propriedade estão a salvo.

Na prática, o operador só pode garantir isso se ele ou ela pode controlar quem entra (prevenção) e tem o direito de expulsar contraventores (reação). Para tudo além deste quadro, existem empresários privados, grupos de seguros e da sociedade civil. Claro, toda a atividade termina quando forem violados os direitos dos outros. Além disso, o corretivo adequado é concorrência e demanda.

Ordem e afastamento

A ameaça da concorrência trará proteção suficiente aos moradores? Considere isso: o Principado do Mônaco é uma monarquia constitucional. Ele admite zero direitos de participação política para os moradores sem cidadania monegasca — uns 80 por cento da população, inclusive eu. No entanto, há muito mais candidatos para a residência do que o mercado de habitação pequena deste lugar minúsculo (dois quilômetros quadrados) pode tomar.

Por que isso ocorre? Três razões: não há impostos diretos em Mônaco para indivíduos; é extremamente seguro; e o governo não interfere na sua vida. Se Mônaco mudasse isso, seus habitantes apenas mudariam-se para outras jurisdições. Assim, apesar da posição formal do Príncipe de grande poder, a competição com outras jurisdições garante a liberdade dos moradores.

Por conseguinte, também não há necessidade para parlamentos. Pelo contrário, tais órgãos representativos são um perigo constante para a liberdade: basta que grupos de interesses se articulem bem politicamente e transformem o parlamento em em lojas de self-service para a classe política. Infelizmente, o estado de direito não oferece proteção adequada contra essa tendência nas sociedades ocidentais contemporâneas. Se as legislações e Constituições se apresentam como uma pedra no caminho, eventualmente elas são modificadas ou interpretadas de forma politicamente conveniente. 

A competição foi provada como o único método eficaz na história humana de limitação do poder. Em uma Cidade Privada, contrato e arbitragem são ferramentas eficientes em favor dos moradores. Mas, em última análise, é a concorrência e a possibilidade de uma saída rápida que garantem que o operador continue a ser um prestador de serviços e não se tornar um ditador.

Uma cidade privada não é uma ideia utópica e construtivista. É simplesmente um modelo de negócios que organiza a forma como indivíduos podem viver. Em essência, o operador é um mero prestador de serviços, estabelecendo e mantendo o quadro dentro do qual a sociedade pode se desenvolver.

O único requerimento permanente em favor da liberdade e a autodeterminação é o contrato com o operador. Somente esse contrato pode criar obrigações imperativas. Por exemplo, os moradores podem concordar na criação de um Conselho. Mas mesmo que 99% dos moradores apoiem a ideia e voluntariamente submetam-se as decisões do Conselho, esse corpo não tem o direito de impor suas ideias sobre o 1% restante. E esse é o ponto crucial, que falhou regularmente em sistemas de passado e presentes: uma garantia confiável de liberdade individual.

Por onde começar

Para iniciar este projeto, deve ser assegurada a autonomia das soberanias existentes. Não é necessária a completa independência territorial, mas o direito de regulamentar assuntos internos da cidade deve estar resguardado. O estabelecimento de uma Cidade Privada, portanto, exige primeiro um acordo com um estado existente. O estado-sede concede o operador do direito para estabelecer uma Cidade Privada e definir suas próprias regras dentro de um território definido, idealmente com acesso ao mar num território não previamente incorporado.

Estados existentes podem ser vendidos sobre este conceito se eles puderem contar com contrapartidas a isso. Os estados quase-cidade de Hong Kong, Singapura e Mônaco tem um cordão de áreas densamente povoadas e afluentes adjacentes às suas fronteiras. Essas áreas são parte dos estados-sede, e seus moradores pagam impostos para a pátria mãe. Agora, se tais estruturas são formadas em torno de uma área anteriormente subdesenvolvida ou despovoada, este é um ganho para o estado-sede. Negociar com um governo para que renda parcialmente sua soberania certamente não é tarefa fácil, mas é, em minha opinião, mais promissor do que as tentativas de “mudar o sistema de dentro.”

Cidades Privadas são muito mais do que apenas uma boa ideia para algumas pessoas nas margens. Elas têm o potencial de sujeitar estados existentes à destruição criativa. Se cidades privadas são desenvolvidas em todo o mundo, eles vão colocar estados sob considerável pressão para mudar seus sistemas no sentido de mais liberdade, ou eles podem perder receitas e arrecadações.

É precisamente este efeito positivo da concorrência que tem faltado no mercado estatal até hoje. Nem todas as cidades privadas precisam conformar-se às minhas próprias regras ideais. Cidades especializadas oferecendo segurança social ou atendendo para preocupações religiosas ou ideológicas específicas são concebíveis. Neste âmbito, até socialistas estariam livres para tentar provar que seu sistema, se feito corretamente, realmente funciona. Mas, nesse caso, uma coisa é diferente: os outros não têm que sofrer com isso (ou qualquer outro) experimento social. A superestrutura de associação voluntária permite que muitos sistemas diferentes floresçam. Dada a participação voluntária, tudo é possível.

Essa regra simples tem o potencial para desarmar e fazer até mesmo uma ideologia totalitária se transformar em apenas um produto entre muitos. Acredito firmemente que cidades privadas ou regiões autônomas semelhantes, como Charter Cities, Seasteading ou Leap Zones, são inevitáveis. Pessoas de todos os grupos sociais e econômicos não vão concordar para sempre a ser saqueados, intimidados e patrocinados pela classe política, sem ter uma escolha significativa. Cidades Privadas são uma alternativa pacífica, voluntária, que pode transformar nossas sociedades sem revolução ou violência — ou mesmo consenso de maioria. Meu palpite: teremos a primeira Cidade Privada dentro dos próximos dez anos. Espero te ver lá.

*Titus Gebel é um empreendedor alemão com PhD em Direito. Entre outras coisas, ele fundou a empresa de mineração Deutsche Rohstoff AG. Atualmente é CEO da Free Private Cities Inc., empresa que busca implementar o modelo de cidade privada. Ele já escreveu um livro sobre o assunto, já disponível em Português.

Traduzido por Augusto Gaidukas e Marco Antonio

Por | 2019-08-06T22:29:22-03:00 06/08/2019|Direito, Libertarianismo|Comentários desativados em Cidades Privadas: um caminho para a liberdade