Os candidatos que defendem a liberdade nas eleições 2020

O Ideias Radicais é uma organização que busca difundir o libertarianismo e ajudar a construir uma sociedade livre. Nós trabalhamos em diferentes frentes, como educação, desenvolvimento de lideranças e no apoio operacional de defensores da liberdade. O meu objetivo com isso, Raphaël Lima, é construir uma sociedade livre, sem um estado, e buscamos reduzi-lo onde quer que a oportunidade se apresente. Pensando nisso, desde o início de 2018 montamos uma estrutura para identificarmos candidatos que defendem a liberdade e os ajudarmos em ideias, projetos, divulgação, como nas eleições, entre outras ações.

Como escolhemos esses candidatos?

O processo de escolha passou por entrevistas, testes ideológicos e de alinhamento entre os valores e princípios. Apenas está na relação abaixo quem passou por todas as etapas e recebeu aprovação unânime. Esse procedimento contou com o auxílio de cinco assessores, mas a palavra final foi minha, esta é uma lista pessoal e são esses os nomes em que eu confio.

As entrevistas analisam a história pessoal do candidato e qual a história dele com a liberdade.

É realizado ainda um teste ideológico avaliando se há defesa consistente à mais liberdade econômica. São realizadas dezenas de perguntas avaliando questões diversas, tais como:

  • Igualdade é mais importante que crescimento econômico?
  • O governo deveria redistribuir a fortuna dos ricos para os pobres?
  • Casais homossexuais deveriam ter os mesmos direitos que casais heterossexuais, incluindo o direito de adotar?
  • De uma forma geral, o salário mínimo causa mais mal do que bem?
  • O governo gastar com o objetivo de criar empregos é uma boa ideia
  • Taxas de importação sobre produtos estrangeiros são uma boa maneira de proteger os empregos?
  • Qual sua posição a respeito da descriminalização das drogas?
  • Deve haver limite à liberdade de expressão?

O que mais é avaliado?

Após essa etapa, nós identificamos em qual estágio está a campanha de cada um.

Analisamos o projeto de orçamento, a equipe, se as propostas estão bem desenvolvidas, se há meta de votos e quais os outros candidatos que compõe a chapa partidária.

Se aprovado, o candidato realiza o exercício de realpolitik e overview, que são perguntas mais aprofundadas sobre ele (quais são as forças, fraquezas, desafios) e sobre a campanha (principais concorrentes dentro e fora do partido, se já mapeou os votos por núcleo e segmento).

Libertarianismo e participação política

Para quem tem dúvidas acerca do libertarianismo e da participação política, publicamos em nosso site os seguintes textos:

  1. É ético libertários participarem das eleições?
  2. O que um vereador pode fazer pela liberdade?
  3. Instituições privadas: qual sua importância no caminho para a liberdade?
  4. Qual a diferença entre um libertário gradualista e um abolicionista?

O resumo para estar nesta lista é: apoia a liberdade? Então vamos te ajudar para que as políticas não sejam decididas apenas por estatistas e a liberdade perca por WO.

Esta lista pode ser utilizada não apenas para que você conheça alguém que se identifica para votar nas eleições, mas caso queira/possa doar para essas campanhas, ser voluntário trabalhando nelas ou mesmo curtindo as publicações das redes sociais e ajudando a divulgar as ideias.

Por fim, vamos aos nomes.

Neto D’ippolito – Ananindeua/PA

Venho de uma família humilde, minha mãe é professora e fui criado por mulheres. Diferente de muitos jovens de Ananindeua, tive boas oportunidades e no estudo, tive bolsas de estudo. Sempre fui questionador, indo de encontro com maus candidatos de baixo nível. Me desenvolvi a partir do ensino médio, senti que precisava ser ativo politicamente e lutar pela liberdade.

Partido: Cidadania

Número: 23.000

Facebook, Instagram, Twitter

Saulo Vieira – Aracaju / SE

Advogado de formação e empreendedor por vocação! Pedi exoneração de concurso público para empreender! Fui fundador do partido NOVO em Sergipe e do Livres. Atual primeiro suplente de vereador – perdemos a eleição por 49 votos. Defendo três pilares básicos: liberdade, propriedade e vida.

Partido: DEM

Número: 25.500

Instagram

Contato para voluntários: (79) 9 9958-2525 

Felipe Luiz – Araçatuba/SP

Formado em Direito, pós-graduado em Direito Público e Gestão Pública, e desde 2015 defende as ideias da liberdade, em todas as suas vertentes, não apenas no campo econômico. É autor do livro “Leis Bizarras de Araçatuba”, que analise projetos e leis da cidade sob o ponto de vista liberal/libertário. Em 2020 disputa sua segunda eleição, com uma agenda de contenção do poder do estado.

Partido: PATRIOTA

Número: 51.555

Vaquinha

Yuri Kirihata – Assis / SP

Meu nome é Yuri Kirihata, mais conhecido como Dentinho. Sou formado em direito, mas atuo como corretor de imóveis. Sempre fui um empenhado estudioso e questionador da política, por isso resolvi me candidatar agora com a finalidade de mudar como a política é feita no município.

Partido: PSDB

Número: 45.000

Facebook, Instagram, Twitter

Contato para voluntários: (18) 9 8822-4796

Felipe Cristiano – Balneário Camboriú/SC

Um libertário nascido em Balneário Camboriú apaixonado pelas ideias de liberdade, acredita que o poder de decisão está efetivamente na mão dos indivíduos e não dos burocratas.

Por esse motivo, sou candidato a vereador pelo NOVO em Balneário Camboriú. Minha história com a liberdade: Em 2016, me tornei ativista pela liberdade e entrei no grupo de estudos Barão de Mauá. Participei ativamente do Students for Liberty, aumentando a minha bagagem profissional. Acredito na liberdade de ir e vir, na força do empreendedor, na aplicabilidade e controle do dinheiro do pagador de impostos nas áreas essenciais para a população.

Partido: NOVO

Numero: 30.300

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (47) 9 8807 – 9975 Jéssika

Israel Athayde – Belém/PA

Químico e empresário, foi fundador da Associação de Jovens Empresários do Pará, é líder Livres e formado pelo RenovaBR.

Atuo contra a intervenção da secretaria de economia em cima de pequenos empresários e ambulantes, além de atuação por infraestrutura em comunidades de palafitas.

Partido: Cidadania

Número: 23.623

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (91) 9 8154 – 7337

Marcela Trópia – Belo Horizonte / MG

Marcela Trópia é especialista em políticas públicas e uma belorizontina apaixonada. Filha de professora, ela deu os primeiros passos na política ainda na escola. Nessa época, foi presidente do Grêmio Estudantil e participou do Parlamento Jovem da Assembleia de Minas. Depois do ensino médio, formou-se em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e na pós-graduação do Centro de Liderança Pública, com um módulo cursado na Universidade de Oxford.

Foi Coordenadora de campanha do deputado federal Tiago Mitraud (NOVO-MG) em 2018, quando ele foi eleito como o mais votado do partido no estado. No ano seguinte, assumiu a Coordenação Política do gabinete do deputado estadual Guilherme da Cunha (NOVO-MG), quando criaram a Frente Parlamentar pela Desburocratização na ALMG. Em parceria com os parlamentares, participou da criação do Liberta Minas. Em 2019, também foi coordenadora estadual em MG do Livres, sendo uma das responsáveis pelo crescimento do movimento no estado.

Partido: NOVO

Número: 30.400

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Site, Vaquinha

Emmanuel Tuca Santos – Blumenau / SC

Advogado há 25 anos, com pós-graduação em Direito Empresarial, Direito Tributário, Escola da Magistratura Catarinense. Além da advocacia, atuo também no agronegócio catarinense.

Por me identificar com os princípios e valores éticos do Partido Novo, candidatei-me ao cargo de Deputado Federal nas eleições de 2018 recebendo mais de 10 mil votos. Sou Suplente do Deputado Gilson Marques.

Partido: NOVO

Número: 30.015

Facebook, Instagram, YouTube, Vaquinha  

Contato para voluntários: (47) 9 9948 -7344

Mike Andrew Moretti – Blumenau / SC

26 anos, empresário, foi bolsista no curso de Psicologia na UNISOCIESC, mora no bairro Progresso na entrada do “Jordão”. Filho da Lourdes e Sírio Moretti, pessoas humildes que hoje tem um pequeno empreendimento no segmento têxtil.

Sempre estudou em escola pública, começou a trabalhar com 14 anos com um estágio na antiga Sulfabril. Com muito esforço em 2018 iniciou um empreendimento, a empresa Innovare Team, que até o ano de 2020 atuava especificamente com segurança eletrônica, hoje estende as atividades para limpeza e conservação patrimonial.

Mike tem atuação destacada em movimentos locais de ativismo ambiental e social. Foi gestor da AAPPM – Associação de Amigos Pais e Portadores de Mielomeningocele onde é lembrado pela excelente gestão, e atualmente é ex-coordenador do SFL – Students For Liberty. Também faz parte das lideranças do Grupo Pegada Verde e da ONG Amigos da Natureza.

Partido: NOVO 

Número: 30.020

Facebook, Instagram, Twitter, Site, Vaquinha 

Contato para voluntários: (47) 99177-9220

Wederson de Paula – Bom Jardim de Minas/MG

Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária e ganho a vida com projetos sanitaristas urbanos, geotecnologias, serviços digitais e aulas particulares de ciências exatas para alunos do ensino médio. Sou habitante da Capoeira Grande, um povoado nos limites do Município. Meus pais são Gilmar, filho de Onofre Landim, e Nilva, a comerciante.

Meus pais vivem do comércio desde meados da década de 90 e até hoje possuem um bar. Meu pai tem como principal atividade o uso comercial de madeira. A minha família, composta de quatro pessoas, é inteiramente feita por profissionais liberais. E em 2020 resolvi me candidatar para defender os direitos das pessoas diante do poder político.

Partido: PSD

Número: 55.777

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: [email protected]

Cris Oliveira – Campinas / SP

Descendente de migrantes que vieram para o Brasil e foram trabalhar na lavoura do café. Sou de uma família humilde, meu pai trabalhava na FEPASA e minha mãe costurava para ajudar no sustento da casa. Caçula de 4 irmãos.

Tenho 56 anos, casada, mãe de dois filhos empreendedores, sou professora de formação, fiz Letras na PUC Campinas, lecionei muitos anos para o Fundamental e Ensino Médio. Trabalhei também em algumas empresas privadas, como o Banco Bradesco. Atualmente sou funcionária pública, trabalho no Serpro, na Receita Federal de Campinas.

Fiz cursos de Liderança Política, fui aluna do RENOVABR e estudo Ciência Política. Tenho muitos trabalhos na área de voluntariado, de animais, população carcerária, crianças e famílias vulneráveis, moradores em situação de rua, entre diversas outras ações.

Penso que é muito importante mulheres que defendem a liberdade ocuparem espaço na política. E, diante do meu sentimento, encontrei um partido bem estruturado e isso me deu segurança para vir para a política e saber que farei um bom trabalho, principalmente, para dar mais liberdade aos cidadãos. Transformo minhas reclamações em ação!

Partido: NOVO

Número: 30.500

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Site, Vaquinha 

Contato para voluntários: (19) 99903-0130

Raissa Lopes – Campo Grande / MS

Nascida e criada em Campo Grande, iniciei a trajetória política aos 16 anos de idade, participando de movimentos de rua pelo fim da impunidade, redução de impostos e afins.

Desde então adepta à Escola Austríaca de Economia, a mais consolidada vertente liberal/libertária, filiei-me ao Partido NOVO em novembro de 2019 a fim de pleitear uma cadeira na Câmara Municipal e, assim, defender a liberdade na prática. Curso Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Partido: NOVO

Número: 30.030

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (67) 99288-0808

Camilo Bornia – Canoas / RS

É engenheiro eletricista pela UFRGS e tem MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas, além de mestrado e doutorado em Administração pela UFRGS.

Empresário e professor, dirige duas empresas de software que atuam no mercado educacional, ambas fundadas por ele.

Foi candidato a Deputado Federal pelo NOVO em 2018, sendo o segundo suplente da cadeira de Deputado Federal no RS.

Partido: NOVO

Número: 30

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin, Site

Contato para voluntários: (51) 99948-0030

Jonas Dalagna – Canoas / RS

Biólogo, pós-graduado em Engenharia de Controle da Poluição e tenho 31 anos. Nasci e cresci em Canoas. Sou entusiasta do empreendedorismo e comecei a trabalhar aos 16 anos. Fui empacotador e supridor em supermercados, estagiário e aos 18 anos tive minha primeira experiência profissional com carteira assinada em uma empresa privada do ramo da construção civil, onde conheci a área ambiental. 

Atuo há mais de 10 anos no desenvolvimento de projetos, licenciamentos ambientais e na gestão e controle da poluição.

Participei ativamente como voluntário, ajudando a viabilizar a participação do NOVO nas eleições municipais de 2020 em Canoas.

O que me motivou a participar dessas eleições é saber que Canoas precisa renovar a sua política local. Precisamos mudar, trazer pessoas capazes de liderar equipes técnicas e qualificadas, que respeitem o dinheiro do cidadão. Cidadão esse que é chamado para pagar a conta por meio dos impostos e taxas – e no fim ainda sofre com péssimos serviços.

Partido: NOVO

Número: 30.300

Facebook, Instagram, Twitter, Site, Vaquinha

Contato para voluntários: (51) 9862 – 30300 

Isabela Rech – Caxias do Sul/RS

Caxiense, 43 anos e mãe do Martín e do Estevan.

Cursei Magistério e sou graduada em Arquitetura e Urbanismo na UCS. Empreendedora, criei a ARQUITOCOS – Arquitetura para crianças.

Partido: NOVO

Número: 30.303

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Vaquinha

Contato para voluntários: (54) 9 9163-6693

Roger Evangelista – Conselheiro Lafaiete/MG

Nascido nesta terra – Conselheiro Lafaiete. Tenho 32 anos. Criado em Gagé. Desde criança ajudava meu pai no manejo com as criações. Tive uma infância feliz no meu bairro. Sou uma pessoa comum, de origem humilde e que ama nossa cidade. Sigo convicto de que podemos ser melhores do que estamos. 

Partido: PATRIOTA

Número: 51.612

Facebook, Instagram

Angelo Guaresi – Constantina / RS

22 anos, gaúcho, nascido, criado e apaixonado por Constantina. Venho de uma família de pessoas humildes, lutadoras, que cresceram por meio de muito trabalho, dedicação e empenho, e me ensinaram estes valores durante minha criação – sempre baseada no merecimento.

Sempre gostei de trabalho em equipe e grandes projetos. E por isso, me envolvo desde muito cedo com voluntariado em entidades, movimentos e instituições de meu município, da região e do nosso Estado.

Atualmente estudante de Direito pela Universidade de Passo Fundo, e um amante da política, por acreditar que ela pode ajudar a construir uma sociedade mais livre. Quero ajudar a mudar o cenário político de Constantina.

Partido: PP

Número: 11.123

Facebook, Instagram, Twitter,Vaquinha

Contato para voluntários: (54) 9 9606-8033

Raphael Werner – Contagem/MG

Meu nome é Raphael Werner, sou libertário, tenho 23 anos, fui residente do centro de inovação da Microsoft, trabalho como Desenvolvedor de Software e sou candidato a vereador pelo NOVO aqui em Contagem.

Fui aluno da última turma do Summer School do Instituto Mises Brasil e faço uso das minhas redes sociais para produzir conteúdo sobre Economia e Política sob a ótica da Escola Austríaca.

Como bem dizia Murray Rothbard, a melhor maneira do estado ajudar toda a sociedade, é saindo do seu caminho. Decidi me candidatar para defender a Liberdade e reduzir ao máximo a influência do estado na vida dos indivíduos

Partido: NOVO

Número: 30.000

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (31) 9 8475-5845 – Alef

Nícola Martins – Criciúma / SC

Vamos renovar Criciúma? Acredito em uma Câmara de Vereadores de Criciúma que realmente represente os cidadãos criciumenses, com participação direta da população nas decisões. Quero melhorar a forma de representar o criciumense, com um mandato participativo, interação constante por meio das plataformas digitais e olhando para cada um. Os princípios da Transparência, da Liberdade e da Ética serão os nossos norteadores.

Na construção dessa proposta e para colocarmos em prática na Câmara, preciso do seu apoio. Vamos firmar um compromisso meu com você e nosso com Criciúma. Contribuir com o projeto é uma forma de apostar na qualificação. Quando escolhemos um representante, estamos contratando-o para escolher nossos rumos.

Partido: PSDB

Número: 45.020

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: [email protected]

Guilherme Acilio – Crucilândia / MG

Farmacêutico e gestor de uma farmácia há 10 anos. Pós-graduando em farmácia clínica, cursando gestão pública, formado RenovaBR.

Interessado por política há anos e decidi sair da indignação para a ação. As mudanças que queremos dependem de engajamento em defesa da nossa liberdade.

Partido: PDT

Número: 12.222

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Vaquinha

Contato para voluntários: (31) 9 8225 – 9000

Edegar Belz – Cuiabá / MT

Nascido em Curitiba-PR, mora em Cuiabá há 27 anos. Formado em Análise de Sistemas pela UNIC/FGV.

Começou a trabalhar aos 15 anos na empresa da família. Aos 17 criou seu primeiro empreendimento, montando uma empresa de hospedagem de sites. Hoje é sócio proprietário do Use Coworking Escritório Compartilhado, com duas unidades na capital, onde ajuda empreendedores a crescerem oferecendo estrutura física completa.

Também é proprietário da SimSite Agência Digital, que oferece divulgação na internet via websites e marketing digital.

Um dos primeiros filiados do Novo Mato Grosso, desde 2015, tendo sediado as primeiras reuniões em seu próprio escritório.

Fundou em 2016 o Instituto Liberal de Mato Grosso onde passou a divulgar ativamente as ideias de liberdade publicando artigos em diversos sites, gerando conteúdo em redes sociais, realizando eventos, palestras e diversas entrevistas em TVs.

Partido: NOVO

Número: 30.000

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (65) 9915 – 9079 – Ronan Cella

Marina Reis – Cuiabá/MT

Sou mãe, advogada e tenho 30 anos. Estudiosa da política brasileira desde muito nova, trago comigo as ideias de liberdade, entendendo o indivíduo como único gerador de riqueza e legítimo possuidor de tudo o que produz.

O Estado, por sua vez, é mero coadjuvante, e não regulador das relações econômicas e interpessoais.

Sob a égide do liberalismo, da defesa do indivíduo e da propriedade privada, me coloco hoje na política, por entender ser um caminho possível para o objetivo tão almejado: a defesa da liberdade.

Partido: NOVO

Número: 30.130

Contato para voluntários: 065 98121-8121 – Zeca Nogueira

Paulo Henrique Grando – Cuiabá / MT

Sou formado em Administração pela UFMT e pós graduando em Escola Austríaca de Economia. Fui um dos fundadores e primeiro presidente da primeira Empresa Junior de Mato Grosso.

Trabalhei em empresas nacionais como AmBev, Rodobens Negócios Imobiliários e BRMalls, desempenhando funções de gestão no primeiro escalão. Atualmente trabalho como consultor especializado em gestão, planejamento estratégico e vendas.

Entrei no Novo em 2015, sendo um dos filiados mais antigos e participei ativamente dos esforços para a criação do Diretório Estadual.

Partido: NOVO

Número: 30

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Vaquinha

Amália Tortato – Curitiba /PR

Formada em engenharia mecânica, mãe da Giovanna e uma mulher preparada para receber os seus sonhos. Fui treinada para lidar com sonhos: os de centenas de milhares de passageiros nas mais de 10 mil horas de voos internacionais que realizei como comissária de bordo.

As pessoas costumam associar este trabalho com uma vida de muitas aventuras e experiências diferentes. De fato, mas não apenas isso.

Neste trabalho, fui preparada para lidar sobretudo com o estresse, com a disciplina de manter todos seguros a bordo e com pessoas que, diferentemente de você, embarca e desembarca diariamente em cidades diferentes, estão depositando naquela única viagem uma grande soma de expectativas. Sei lidar com expectativas e também sei que é preciso preparo para atendê-las.

As pessoas também depositam uma quantidade enorme de expectativas em seus candidatos. A pergunta é se eles foram treinados para atendê-las. Se conhecem o que é o trabalho como vereador, se entendem o processo municipal, se desenvolveram competências para fazer aquilo para que foram eleitos. 

Desde 2017, antes de disputar minha primeira eleição, tenho me preparado para atender novas expectativas, desta vez as expectativas dos moradores de Curitiba. Fui aceita no processo seletivo de movimentos políticos importantes no Brasil e também no do meu partido, o NOVO. Nestas eleições, você tem uma candidata na qual depositar seus sonhos e expectativas – e confiar no seu preparo. Com meu preparo, ajudarei a construir uma Curitiba livre para voar!

Partido: NOVO

Número: 30.234

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Site e Vaquinha  

Contato para voluntários: (41) 9 8902 – 0880 – Nadir 

Rodrigo Marcial – Curitiba / PR

Com 26 anos, Rodrigo Marcial é libertário, graduado em Economia pela FAE, em Direito pela UFPR, possui MBA em finanças pela FAE e é mestre em Tecnologia pela UTFPR. Profissionalmente, Rodrigo leciona aulas de Economia e de Direito pela FAE e pela ESIC Internacional, é advogado na área contratual e sócio do Grupo Medhealth, na área da saúde. No ano passado, liderou o projeto Médicos do Bem, que angariou mais de mil consultas médicas gratuitas em diversas especialidades para curitibanos necessitados.

Partido: NOVO

Número: 30.030

Facebook, Instagram, Twitter

Contato para voluntários: (41) 9661-7088

Juan Cruz – Feira de Santana / BA

Cigano da etnia Calon, natural de Cruz das Almas-Ba e residente em Feira de Santana desde 2004. 21 anos, acadêmico em Direito pela Faculdade Nobre. Co-autor de Ciganos Calon de Camaçari Bahia: Tradição, Memória e Cultura.

Acredito que a mudança que desejamos não virá dos políticos que temos hoje. Mas sim, de pessoas com espírito de renovação e com ideias novas que possam exercer o seu protagonismo sem visar interesses próprios ou alheios. É com esses alicerces que me proponho a quebrar os paradigmas da política local, por meio de princípios e valores bem definidos e um novo jeito de fazer política, focado em liberdade.

Partido: NOVO

Número: 30.300

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Vaquinha

Contato para voluntários: (75) 9201 – 2820

Gabriel Cesar de Andrade – Florianópolis/SC

Cursei Direito na UFSC com foco em Economia e fui seminarista do Instituto Mises, no Alabama. Na universidade, organizou ao longo de quatro anos eventos e grupos de estudos para discutir e divulgar as ideias da liberdade.

Durante este tempo, trabalhei como assessor parlamentar do deputado catarinense Bruno Souza, colocando em prática tais ideias. Estudei a liberdade na teoria e na prática, me preparando para o desafio de tornar Florianópolis a cidade mais livre e próspera do Brasil. E sim, imposto é roubo.

Partido: NOVO

Número 30.500

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (48) 9 9912-5202

Manoella Vieira – Florianópolis / SC

Nascida na ilha de Santa Catarina, neta de jogador de futebol e filha de um casal de guerreiros. Fui aluna de colégio público, me graduei, fiz Mestrado na UFSC e me especializei em gestão de negócios.

Quando abri meu próprio negócio, percebi na prática que perdia tempo demais renovando taxas e alvarás. Tempo que podia ser usado para atender pessoas.

Sempre participei da produção de espetáculos beneficentes, destinando a arrecadação para instituições de ação social. Mas sentia falta de um projeto com efeitos mais duradouros.

Nunca fui filiada a nenhum partido. Isso mudou em 2016, quando conheci os valores e objetivos do NOVO. Acredito que esse projeto é fundamental para uma mudança de fato.

Combater os privilégios, reduzir a ineficiência e a falta de transparência com o dinheiro público – são as metas que eu acredito. Só assim podemos transformar nossas instituições e aproximar nosso modelo político do cidadão.

Acredito numa Floripa mais Empreendedora. Por que não diminuir as burocracias e a papelada que você enfrenta todo dia? Quero viver numa cidade onde seja fácil abrir novas empresas e gerar emprego e renda.

Acredito numa Floripa mais Transparente. Toda ação do governo deve ser fiscalizada de perto para evitar abusos e desvios.

E acredito numa Floripa voltada à Educação. Precisamos investir nas nossas crianças e jovens, pensar em estratégias e modelos que deixem eles se desenvolverem e alcançarem seu potencial.

E tudo isso é possível! Com pessoas comprometidas com a mudança, é possível!

Partido: NOVO

Número: 30.048

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube Site, Vaquinha

Contato para voluntários: +55 48 99654-3002 Nathan Reginaldo

Rodrigo Saraiva Marinho – Fortaleza/CE

Pai, Professor e Advogado. Candidato a vereador pelo Partido NOVO em Fortaleza.

Defensor das ideias de liberdade há décadas, tem como principal foco a atuação incisiva em cima dos absurdos cometidos pelo poder público, que mais atrapalha do que ajuda a vida dos fortalezenses.

Com larga experiência no setor privado em Fortaleza e como ex-diretor da bancada legislativa do Partido NOVO, traz todo o aprendizado durante os últimos anos trabalhando pela liberdade diretamente em Brasília para avançar com agendas cruciais para o desenvolvimento de Fortaleza.

Partido: NOVO

Número: 30.030

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (85) 9904-0066

Luis Frei – Franca / SP

Sou um jovem, pai de duas filhas, libertário convicto e morador da cidade de Franca-SP.

Entrei na política por causa de uma frustração, quando não encontrei investimento para uma empresa de tecnologia, pois o excesso de leis e burocracia dificultava o ambiente de negócios.

Decidi ser um agente transformador do cenário, disputei em 2016 e fui convidado a trabalhar na Prefeitura em 2017, quando eu aprendi na prática como funciona. Agora em 2020, trago uma campanha com intuito de desburocratização, simplificação e aplicação da tecnologia no ambiente público, buscando sempre facilitar a experiência do cidadão com o governo.

Partido: Partido Liberal

Número: 22.555

Facebook, Instagram, Twitter

Contato para voluntários: (16) 99362-7215

Maria Luiza Verwaest Goiânia / GO

26 anos, empreendedora e Engenheira Civil em Goiânia. Em minha graduação tive passagens por grandes empresas e experiência internacional em Sydney, na Austrália, além disso sou especialista em Gestão de Negócios pela Pearson College em Londres.

Atualmente administro uma rede de empresas e esporadicamente atuo como palestrante voluntária em escolas públicas da Capital, cujo intuito é inspirar crianças e adolescentes mostrando que o melhor projeto social que existe é o estudo e o trabalho árduo. Eu não sou política, eu estou na política para fazer a diferença.

Partido: NOVO

Número: 30.007

Instagram, Vaquinha, Facebook, site

Contato para voluntários: 62 98323-3007

Paulo Pasqüini – Guaruja / SP 

Eu sou Paulo Pasqüini, tenho 32 anos, sou formado em Administração e sou porta-voz do Movimento Brasil Livre do Guarujá. 

Nos últimos anos, fiquei muito incomodado de ver políticos se dando bem as custas dos pagadores de impostos. Nunca achei normal as falcatruas e privilégios comuns no setor publico. Em 2016, participei da organização das manifestações que derrubaram Dilma Rousseff e livraram o Brasil das mãos do PT. A partir daí, decidi levantar do sofá e fazer algo para mudar tudo que sempre me desagradou na política do país.

Descobri que políticos se preocupam só com uma coisa: reeleição. Comecei a expor fraudes, mentiras e mau uso de dinheiro público e por causa disso ganhei alguns inimigos poderosos.

É claro que esse tipo de atitude não ficaria barato. A resposta desses maus políticos foi tentar me calar várias vezes. Por causa disso perdi meus empregos. Até agora, com esses esforços consegui barrar alguns privilégios como o aumento de salário dos vereadores e de cadeiras da câmara.

Apesar dessas pequenas vitórias, ainda há muito a ser feito e tenho convicção de que se o poder público não atrapalhar e restringir a vida das pessoas, com certeza teremos uma cidade muito mais livre, justa e próspera.

Eu quero menos poder e dinheiro nas mãos dos políticos e mais autonomia para o cidadão comum construir seu próprio caminho.

Partido: Patriotas 

Número: 51.555

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (13) 98862-4121

Gabriel Zanon – Itajaí/SC

Estudante de direito na Univali, 18 anos, interessado desde o ensino médio em causas sociais e venho desde então participando ativamente da política.

Durante essa trajetória, participei de movimentos liberais e tive a oportunidade de ser o mais jovem a ser aprovado e me formar no curso de formação política do RenovaBR, turma de 2019.

Já realizei diversas ações e proposituras para Itajaí, prezando por promover o liberalismo econômico, político e combate às práticas de corrupção, bem como o desenvolvimento da cidade.

Partido: Podemos

Número: 19.019

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha 

Contato para voluntários: [email protected]

Ton Proêncio Jaguariúna / SP

Sou um jovem sonhador, não vim de família rica, porém os ensinamentos desde o berço, como respeitar a família e valorizar o ensinamento dos mais velhos, me trouxeram grandes conquistas. Acredito que o emprego e a educação são as melhores ferramentas para tirar as pessoas da pobreza. Acredito também em uma cidade com mais oportunidades para todos.

O melhor projeto social que uma pessoa pode receber é um bom emprego e isso se consolida por intermédio de uma educação de qualidade. A Administração Pública deve ser voltada para os interesses do povo com menos corrupção, menos burocracias e menos aumentos de taxas e impostos.

Partido: PSD

Número: 55.000

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Site, Vaquinha

Contato para voluntários: (19) 9 9950-3265

Matheus MendesJanaúba / MG

Formado em direito pela Universidade Federal de Lavras, conheci bem como as ideias estatistas são fortes no meio acadêmico. Atualmente, trabalho como advogado e, após participar do curso de Lideranças Radicais 1 em Belo Horizonte, decidi que era hora de atuar ativamente na defesa das ideias de liberdade. Inspirado por diversos mandatários pelo Brasil, busco fazer um trabalho semelhante dentro do aparato estatal como forma de pelo menos diminuir seu poder de interferência na vida privada.

Partido: PP

Número: 11.000

Facebook. Instagram

Contato para voluntários: (38) 99194-7428

Rodrigo Livramento – Jaraguá do Sul/SC

Me chamo Rodrigo Livramento, sou libertário e moro em Jaraguá desde criança.  Enxergo na política um ambiente sujo e de baixo nível. Sou empreendedor, voluntário, estudei e morei fora do Brasil. Conheci gente de todos os lugares e vivi uma realidade que sonho para nós.

Na área acadêmica, estudei direito, me formei em Serviços Jurídicos e atualmente sou Pós-Graduando em Escola Austríaca.  Eu, me sinto capacitado, e entusiasmado, para mudar a forma de se fazer política.  Devemos, acabar com privilégios, com a mamata, a velha política.  Eu quero viver em um país com menos impostos, mais inovação, tecnologia, mais liberdade e poder para as pessoas.

Partido: NOVO

Número: 30.300

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Site, Vaquinha

Contato para voluntários: 47 98838-7518

Rodrigo Livramento – Jaraguá do Sul/Adriano Bornschein – Joinville / SC

Formado em Administração, é presidente da empresa farmacêutica Catarinense Pharma, onde ocupou diversos cargos de direção.

Atua há mais de 17 anos como socorrista voluntário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, tendo se destacado no atendimento às vítimas de catástrofes climáticas em Santa Catarina, chegando a ocupar o cargo de Vice-Presidente da corporação e de Presidente da ONG “FEE”, que age em todo Brasil auxiliando em diferentes emergências.

Além disso, participa de vários conselhos e associações de diferentes setores em Santa Catarina e preside o Instituto “A Fonte da Alegria”, braço social do Grupo Catarinense Pharma.

Partido: NOVO

Número: 30

Facebook, Instagram, Site, Youtube

Contato para voluntários: (47) 8891-2309

Thiago Marques – Joinville / SC

Natural de Joinville, filiado ao NOVO desde 2018, advogado e professor universitário. Tenho como principais bandeiras a defesa da liberdade individual, desburocratização e transparência. Acredito que os cidadãos têm o direito de serem exatamente quem quiserem ser e que a melhor forma de acabar com a pobreza é permitir que o indivíduo possa trabalhar livremente sem as amarras do Estado. Se você gostou do que penso, me acompanhe!

Partido: NOVO

Número: 30.500

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Site, Vaquinha

Contato para voluntários: (47) 9 9245-3050

Igor Burkowski – Juiz de Fora / MG

Empreendedor desde os 13 anos. Apaixonado pelas ideias da liberdade, defendo a individualidade, a propriedade e a liberdade.

Está na hora de sairmos por detrás dos livros e grupos de estudos e termos. Esta na hora de dar VOZ para a ideia da liberdade.

Partido: NOVO

Número: 30.222

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Vaquinha

Contato para voluntários: (32) 9 8886 – 1838

Carolina Coelho – Lavras / MG

Filha do meio, casada, 35 anos, engenheira Civil formada em Ouro Preto, ativa em vários grupos de mobilização social, empreendedorismo, engenharia e afins. Hoje sou sócia Proprietária da Arca Imóveis e Arca Engenharia.

Nunca mexi com política, nunca me candidatei. Vi que era hora de me importar com a política depois de receber meu primeiro contracheque mas somente para as eleições de 2018 que conheci o Novo e pessoas realmente dispostas a fazer diferença na política, como o Tiago Mitraud, comecei a participar mais ativamente, fiz o Curso do renova BR e me associei ao Livres e vou seguindo os passos deles, hoje me sinto preparada e capacitada para fazer a diferença no Legislativo municipal!

Meu objetivo é dar exemplo, e promover renovação qualificada na Câmara Municipal de Lavras, e poder representar os lavrenses, que assim como eu, não se sentem representados e acreditam que a renovação deve ser feita por pessoas sérias e qualificadas para fiscalizar o executivo, tomar as melhores decisões pelo município e ajudar a construir uma sociedade mais livre e responsável, sem utilização do dinheiro público para as campanhas!

Partido: Patriota

Número: 51.000

Facebook, Instagram, Youtube, Vaquinha 

Contato para voluntários: (35) 9250 – 9199

Maria Tavares – Maceió / AL

Sou advogada. Lecionei no curso de Direito e tenho mestrado em direito econômico e socioambiental. Vivo em um estado onde as pessoas tratam a política como o quintal da sua casa: fazem o que querem sem prestar contas de nada.

Partido: PSDB

Número: 45.000

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha 

Contato para voluntários:  (82) 9 9601-9601 – Hugo

Tiago Louzada – Maringá / PR

Engenheiro de produção e com pós-graduação em gestão. Empreendedor, que abriu mão da CLT para buscar minha liberdade profissional. Especialista em projetos de aumento de eficiência e redução de desperdícios.

Partido: NOVO
Número: 30.123

Facebook, Instagram, Vaquinha

Contato para voluntários: 44 9 9879 9550 

Teddy Marques – Montes Claros/MG

Nascido e criado em Montes Claros, Teddy é o filho mais velho de um professor de química e uma cuidadora do abrigo municipal. Deixou o serviço público para empreender na advocacia e sofreu na pele o peso da burocracia municipal.
Defende um modelo de cidade amiga de quem quer empreender e gerar empregos e que respeite o dinheiro do pagador de impostos. Formado pelo RenovaBR e voluntário do Liberta Minas, quer representar os ideais da liberdade por inteiro na Câmara Municipal de Montes Claros.

Partido: DEM

Número: 25.000

Twitter, Site, Vaquinha

Contato para voluntários: 38 99946 2500

Vinicius Salgado – Mossoró/RN

Sou empreendedor desde os 18 anos, graduado em Economia, não tenho padrinho político e não utilizo fundo eleitoral. Precisamos de gente nova na política e, acima se tudo, gente comum. É uma missão que me deixa feliz, poder representar quem pensa diferente e quem acredita que podemos fazer uma política limpa, defendendo ideias liberais e mostrando a população que elas são o melhor caminho para desenvolvermos nossa cidade. Sou um jovem de 26 anos e muito motivado que vamos chegar lá e fazer diferente.

Uma política limpa e com transparência. Em que o povo tenha voz. Vamos lançar o projeto zera fila de exames do SUS, uma parceria público-privado para utilizar os equipamentos privados já existentes na nossa cidade e realizar os exames de grande fila, em contrapartida, as empresas recebem isenção no ISS. Projeto semelhante também para castração de animais de rua. Além disso, um projeto que vem chamando atenção é o “voz do bairro”, onde, a cada 15 dias, estaremos presentes em um bairro diferente da cidade, com a nossa estrutura, para realizar expediente no bairro e recolher solicitações coletivas.

Partido: Cidadania

Número: 23.777

Facebook, Instagram

Contato para voluntários: (84) 98704-7943

Arthur Dutra – Natal / RN

Natalense, 37 anos, advogado (UFRN) com atuação na advocacia privada, com foco na área trabalhista empresarial. Foi também Assessor jurídico na Assembleia Legislativa do RN.

Ex-Vice presidente da Comissão Especial da OAB/RN para revisão do Plano Diretor de Natal e Conselheiro do CONPLAM (Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente).

Articulista do Portal Potiguar Notícias e criador do podcast Natal do Futuro.

Ativista político pelas causas da liberdade.

Líder RenovaBR (Turma 2018 e 2019) e LIVRES (desde 2018).

Candidato a vereador em Natal/RN em 2016 (2.099 votos) e a deputado federal pelo RN em 2018 (11.762 votos), sempre com o apoio do canal Ideias Radicais.

Partido: SDD

Número: 77.200

Facebook, Instagram

Contato para voluntários: (84) 9 9102 – 9123

Eduardo Mello – Natal / RN

Nascido e criado em Natal, 18 anos, cristão e ativista político.

Estudante de direito, tem muito interesse em economia e filosofia. Ajudou a organizar manifestações de rua, já estive no Congresso Nacional falando sobre, além de ajudar a apresentar e aprovar projetos na Câmara de Natal.

Participa de diversas iniciativas para construir uma Natal mais livre, segura e justa.

Partido: NOVO

Número: 30.130

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (84) 9 9414 – 9742 / [email protected]

Daniel Duque – Niterói/RJ

Natural de Niterói, formado em turismo, estudante de ciências contábeis e há mais de 10 anos atuando na indústria do petróleo.  Filiado e voluntário do NOVO desde janeiro de 2017, fui candidato a Deputado Federal em 2018, obtendo 7295 votos no Estado do RJ, sendo 1591 votos em Niterói, a maior votação dentre os candidatos de Niterói lançados pelo NOVO.

Partido: NOVO

Número: 30.001

Facebook, Instagram, Vaquinha

Contato para voluntários: (21) 95953-0001

Rian Pereira – Nova Era/MG

Meu nome é Rian de Ávila Pereira, tenho 22 anos, sou nascido e criado em Nova Era. Estou no último período de Ciências Econômicas pela UNOPAR e finalizando também o curso de Engenharia de Produção pela UFOP. Por influência do meu pai (pequeno empreendedor), aprendi desde cedo o valor do trabalho.

Fui piloto de kart dos 8 aos 18 anos, conseguindo diversos títulos na categoria, sempre derivados de muito treino e resiliência. Aos 15 anos já dava aulas particulares de matemática, física, química e inglês.

Atualmente trabalho como vendedor/auxiliar administrativo em uma empresa familiar e presto monitorias na faculdade. Através dos meus estudos e da experiência profissional, vejo diversas falhas do Estado que prejudica muito mais do que ajuda os contribuintes, nesse sentido, resolvi sair da indignação e partir para a ação!

A começar pelo meu município, tornando o Estado mais amigável e eficiente para todos, e não somente para aqueles que governam.

Partido: PSL

Número: 17.007

Facebook, Instagram

Contato para voluntários: 31 9 9665-4678

Thomas Crisóstomo – Olinda / PE

Advogado, também me formando para ser professor de Ciências Sociais, e como muita gente eu fiquei bastante decepcionado com o cenário político. Sem encontrar quem verdadeiramente representasse na minha cidade o desejo de ver cada indivíduo livre para explorar plenamente suas potencialidades, resolvi parar de apenas reclamar da política e me dispus a ser parte da solução.

Partido: Cidadania

Número: 23.623

Facebook, Instagram, Twitter, Site

Contato para voluntários: (81) 9 9769-4604

Jean dos Santos Silva – Pará de Minas/MG

29 anos, formado no RenovaBR, Líder Livres. Participa de diversas entidades e instituições que realizam projetos sociais, educativos e de promoção das ideias da liberdade, como Rotary (em que fui o presidente mais jovem da historia da entidade em nível mundial), Rotaract e Students For Liberty, onde se destacou por dois anos consecutivos (2018-2019) como TOP Leadership e em 2019 ganhou o premio Evento do Ano na Libertycon.

Tem como pautas principais, a desburocratização, a revogação/atualização de legislações defasadas, a implementação de ideias legislativas que possam melhorar pra melhor a vida da população, principalmente da população em situação de vulnerabilidade social.

Partido: PSDB

Número: 45.678

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube

Contato para voluntários: (37) 9 9148 – 0999

Professora Fran – Pato de Minas/MG

Pré-candidata a vereadora pela primeira vez. Não utilizarei dinheiro público para fazer campanha eleitoral, por isso, todo apoio é fundamental. Sou professora, pós-graduada em docência e profissional da saúde, e atualmente coordeno o setor de radiodiagnóstico em meu trabalho. Coordeno também um projeto de reforço escolar para adolescentes e faço parte de um grupo de estudos políticos para mulheres. Nos últimos anos tenho me dedicado a estudar políticas públicas com foco no legislativo. Graduei-me no RenovaBR, a maior escola de democracia do país. Fui uma entre os 4% selecionados, dentre mais de 31 mil candidatos e convidada para o módulo avançado legislativo. Fui embaixadora voluntária do Programa Liberta Minas e representei o mandato dos deputados Guilherme da Cunha, o Deputado estadual mais econômico de MG e Tiago Mitraud, o Deputado Federal considerado o número 1, segundo o Ranking dos Políticos. Além do RenovaBR, fui selecionada para o Liberta Minas candidatos, Candidatos Ideias Radicais e conto com o apoio de deputados estaduais e federais que representam a renovação. Entrei nessa luta porque quero ser a primeira vereadora de Patos de Minas que luta pela liberdade por inteiro! A primeira que não usou dinheiro público ou de fundo eleitoral. Desejo ser a vereadora que mais economizou e que mais respeitou o dinheiro do pagador de impostos, reduzindo custos e fazendo mais. Quero e serei lembrada pela eficiência, pela fiscalização e pela inovação.

Partido: PODEMOS

Número: 19.010

Facebook , Instagram , Vaquinha

Contato para voluntários: 34 99806-3726

Eugênio Hansen – Pinhalzinho / SC

Sou um jovem de 22 anos, estudante de história na UFFS e, como muitos de vocês, despertei logo cedo a curiosidade pela política. Porém, muito influenciado por professores, no começo dos meus estudos eu fui um árduo defensor dos ideais coletivistas, e da influência do estado nas vidas das pessoas.  Sim, por muito tempo fui enganado pelo pensamento que Bastiat já explicava séculos antes de eu nascer, um pensamento socialista. Com o passar dos tempos e influenciado por autores como Mises, Roberto Campos, Hayek e até mesmo Ayn Rand, fui descobrindo e entendendo o pensamento liberal, principalmente na economia. Após isso, passei a estudar as ideias libertárias, tão bem defendidas por Hoppe e Rothbard (e, por que não, Bastiat). É por acreditar que tais ideais não só podem, como devem ser aplicados na prática, que eu busco, hoje, uma vaga no legislativo do meu município. As mudanças que nós precisamos devem acontecer de dentro, e só nós podemos fazê-las.

Partido: PSD

Número: 55.500

Facebook, Instagram

Contato para voluntários: (49) 98918-6666

Zé Roberto Júnior – Ponte Nova / MG

Tenho 34 anos e sou filho da Elísia Repolês e do José Roberto, mais conhecido como Roberto da Big Móveis. Trabalho na Big Móveis e sou formado há 10 anos em Administração de empresas pela UFV. Sou um cidadão comum e sempre acompanhei política, mas nunca quis me envolver diretamente. Porém, não satisfeito com a atual atuação da câmara de vereadores e com um desejo intenso por transformação política, senti que precisava agir ao invés de apenas me indignar com a situação. Acredito que para qualquer coisa que você se predispor a fazer, antes é necessário estudo e capacitação e por isso nos últimos 2 anos tenho estudado e me preparado muito para poder contribuir na construção da política que quero para nossa cidade. Sou formado pelo Renova Br, a primeira escola de políticas do Brasil e também faço parte do programa de Embaixadores Liberta Minas, que procura formar novas lideranças políticas em Minas Gerais. Decidi, então, concorrer ao cargo de vereador e contribuir, efetivamente, para a mudança que todos nós precisamos e queremos ver. Eu acredito na política como um espaço para construção de soluções, sempre com base em evidências, diálogo e participação. Vamos juntos?

Partido: REDE

Número: 18.018

Facebook, Instagram

Contato para voluntários: (31) 99935-2745

Juan Savedra – Porto Alegre / RS

Atuei como advogado no escritório Garrastazu Advogados Associados e também na Juchem Advocacia. Após essa experiência, empreendi na advocacia, abrindo meu próprio escritório.

Fui Assessor Legislativo de Felipe Camozzato (NOVO/POA) a fim de conduzir um projeto de revisão legislativa das leis ordinárias de Porto Alegre, tendo analisado e catalogado, em três meses de trabalho, 12.900 leis ordinárias.

Posteriormente, coordenei a campanha de Fábio Ostermann, eleito Deputado Estadual com 48.897 votos, espalhados por 427 municípios do Rio Grande do Sul. Após a eleição, assumi a função de Chefe de Gabinete, auxiliando na estruturação da inédita Bancada do Partido NOVO na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Apaixonado pelas ideias de Frédéric Bastiat, contribuirei para Porto Alegre ser mais livre e próspera.

Partido: NOVO

Número: 30.300

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Vaquinha

Contato para voluntários: (51) 9837 – 9696 – Matheus Schilling

Karla Falcão – Recife / PE

Co-fundadora do Livres, criou o Embaixadores Livres, mobilizando dezenas de professores e voluntários, ensinando empreendedorismo para adolescentes de áreas vulneráveis do Recife. Tenho alunos que saíram do sinal e foram trabalhar em multinacional. Líder RAPS e RenovaBR (2018), foi candidata a vereadora (2016) e a deputada estadual (2018).

Partido: Cidadania

Número: 23.123

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Vaquinha

Contato para voluntários: (81) 8666-6968 – Thiago Ribeiro

Fernanda Monteforte – Ribeirão Preto / SP

Há 20 anos potencializo pessoas, empresas e instituições, com programas para empreendedores, startups, negócios e educação.

Migrei da advocacia empresarial para a área de desenvolvimento humano, capacitação de lideranças, empreendedorismo e gestão. Atuo como coach pessoal e empresarial, analista comportamental e com ferramentas da psicologia positiva aplicada.

Vamos criar o mais impactante coworking legislativo para melhorar a vida das pessoas.

Partido: NOVO

Número: 30.030

Facebook, Instagram, Vaquinha

Contato para voluntários: (16) 99419-0227

Vinícius Dotte – Rio das Ostras/RJ

Impulsionado por um espírito de inconformismo com a atual representação política que temos em Rio das Ostras e acreditando que existe sim um futuro de conquistas para a nossa cidade, decidi fazer mais do que tenho feito.

Partido: PTC

Número: 36.000

Facebook, Instagram, Twitter

Letícia Arsenio – Rio de Janeiro / RJ

Advogada, envolvida no meio libertário desde 2015, foi diretora de política do Ideias Radicais e assessora do deputado estadual Chicão bulhões (NOVO-RJ). Líder Livres e formada pelo RenovaBR (2019/20)

Partido: NOVO

Número: 30.123

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Vaquinha

Contato para voluntários: (21) 98127-6115

Priscila Chammas – Salvador/BA

Libertária, nascida em Salvador há 36 anos, filha de um engenheiro civil e uma professora de Matemática. Casada e mãe de dois filhos pequenos. Sou jornalista, formada pela UFBA, com passagem por grandes veículos de imprensa e assessoria de comunicação de grandes empresas.

Trabalhei como social media e, recentemente, abri uma loja especializada em produtos para organização, o que confirmou tudo o que eu já sabia sobre o ambiente de negócios no Brasil: temos um estado que só atrapalha quem quer empreender e gerar riqueza, embora todo político diga que quer acabar com a pobreza e com o desemprego.

Nunca gostei de política, por achar um ambiente sujo demais para as pessoas de bem. Mas, a partir da crise do governo Dilma, em 2014, comecei a me interessar por política e liberdade, pois entendi que muitos dos nossos problemas advêm do CUSTO BRASIL.

Passei a integrar o movimento pelas ideias da liberdade da Bahia, me candidatei a vereadora em Salvador, em 2016, obtendo quase 4 mil votos, e a deputada federal em 2018, obtendo 33 mil votos.

Nesse meio tempo, busquei participar de conferências, cursos e treinamentos que me ajudassem a aprimorar a forma, o conteúdo e o profissionalismo na política… no bom sentido, pois política não é profissão! 

Partido: NOVO

Número: 30.300

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Site, Vaquinha

 Contato para voluntários: (71) 8385-5855 – Vitor Rezende

Leonel Garibaldi – Santa Cruz do Sul / RS

Santa Cruz do Sul vive um período de carência de representatividade honesta, autônoma e propositiva no legislativo municipal. Em suma, não podemos contar com os políticos que lá estão e a renovação é uma necessidade que a realidade impõe. Acredito na política como instrumento de transformação e na inteligência das pessoas para fazer o bom uso dessa ferramenta.

Sou um dos responsáveis por fazer de Santa Cruz do Sul uma referência do NOVO no RS. Com a participação de voluntários, sem dinheiro de impostos em campanha politica, atingi a expressiva marca de 5880 votos na minha candidatura de deputado estadual em 2018. A minha maior motivação em dar continuidade na participação ativa politicamente é inspirar que mais pessoas participem e mostrar que existe uma politica séria e eficiente a ser praticada.

Partido: NOVO

Número: 30.500

Facebook, Instagram, Twitter, Site, Vaquinha

Contato para voluntários: (51) 99842-5536

Pablo Pacheco – Santa Maria / RS

Cresceu ajudando seu pai, como auxiliar de professor, no método Kumon. Assim, ensinava crianças através da matemática e da língua materna a serem autodidatas.

Dos 18 aos 21 anos participou ativamente da Ordem Demolay onde foi Mestre Conselheiro Estadual e Secretário Nacional de Filantropia. Coordenou o Arrastão da Solidariedade da Ordem em 2012, ano em que foram coletadas mais de 400 toneladas de alimentos.

Mais tarde, com o mesmo espírito de liderança e mudança social, ajudou no crescimento do Partido NOVO em Santa Maria ao observar os problemas que o país estava enfrentando. Resolveu que era hora de renovar a política com pessoas vindas de fora dela e defendendo pautas para a população, não para os políticos. Em 2018 foi um dos maiores voluntários da campanha do Deputado Estadual, Giuseppe Riesgo, amigo santa-mariense que luta pelo mesmo propósito: um Brasil mais livre.

Em 2020, para poder fazer a mudança em Santa Maria, deixou o partido Novo que não participará da eleição municipal para o partido Progressista.

Há 4 anos trabalhando em uma grande empresa do setor privado, Pacheco é Coordenador Administrativo responsável por licitações, orçamentos e contratos administrativos. Assim, tem sido um ferrenho protagonista na defesa de menos burocracia, mais transparência, menos impostos e redução dos gastos e privilégios do setor público.

Ele permanece no setor privado e prepara-se para um novo desafio: a candidatura à vereança de Santa Maria. Com uma campanha por uma cidade melhor e com mais empregos, sem dinheiro público e feita por voluntários!

Partido: PP

Número: 11.030

Facebook, Instagram, Site, Vaquinha

Contato para voluntários: (51) 98170 5925

Glauco Braido – São Bernardo do Campo / SP

São Bernardo é uma cidade que penaliza o empreendedor honesto e se tornou cada vez mais hostil a empresas eficientes. Não é a toa que tantas empresas estejam quebrando ou saindo do município. Empresas que respeitam a lei são o motor de qualquer economia, geram empregos, renda, qualidade de vida e não devem ser vistas como uma fonte eterna de impostos pra garantir os privilégios de políticos. Sem uma gestão pública enxuta e eficiente, continuaremos a ver nosso município empobrecer e essa é minha bandeira.

Reduzir o tamanho do estado, acabar com regras inúteis que só servem para restringir os direitos dos cidadãos e para os governos extorquirem pessoas e Empresas com multas e taxas.

Partido: PSD

Número: 55.155

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Vaquinha

Contato para voluntários: (11) 9 6900-1294

Michel Andrade – São José / SC

30 anos, empresário, nascido e criado na cidade de São José. Graduado em Direito e especializado em marketing pela USP.

Estou a frente das agências Bossa Nova Digital e Bluetooth. A Bluetooth é considerada uma das maiores produtoras de eventos do sul do Brasil e é a única agência catarinense com o selo blockchain da Rock in Rio Academy. 

Isto leva, orgulhosamente, o nome de São José de Norte a Sul do país, com trabalho destacado por grandes marcas nacionais e estrangeiras. Meu amor pela política veio pela influência do grande amor de minha vida, minha avó, que era uma verdadeira entusiasta da democracia. Entrei na política partidária apenas em 2018, quando me filiei ao partido novo. Participei, ativamente, junto a um grande time, e assim, viabilizamos o diretório municipal do partido NOVO em São José.

Hoje, além das agências e participando de dois projetos sociais (MSF & Amigos de São José), curso minha segunda graduação em Ciências Políticas pela Universidade Paulista Anhembi Morumbi e especialização em Políticas Públicas pelo respeitado INSPER.

Partido: NOVO

Número: 30.123

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Vaquinha

Contato para voluntários: (48) 98805 6492  

Thiago Paulo – São José / SC

Economista e mestre em engenharia pela UFSC. Em 2011 foi aprovado para cursar doutorado na Europa, mas optou por continuar desenvolvendo sua carreira profissional nas áreas de finanças e tecnologia.

Em finanças, atua como planejador financeiro Certified Financial Planner, uma respeitada certificação global para profissionais que demonstram comprometimento com a prática competente e ética de planejamento financeiro. Nesta área, conduz processos de reestruturação patrimonial e planejamento familiar.

Patido: NOVO

Número: 30

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Professor Felipe Ramos – São José do Rio Preto/SP

Sou paulistano adotado por Rio Preto, casado ha 15 anos, pai de um menimo de 3 anos, formado em filosofia. Sou professor, dou aulas para ensino medio e cursinho, também tenho uma empresa na area de treinamento e consultoria focada na expansão de negócios. Tenho atuado com educação política faz 5 anos, promovendo cursos na área e estimulando o liberalismo e o livre mercado.

Patido: NOVO

Número: 30.017

Facebook, Instagram, Twitter, Vaquinha

Contato para voluntários: (17) 98117-3397

Bruno Wallace – São José dos Campos/SP

Filho de comerciantes percebi desde cedo a alta carga tributária e burocracia do nosso país, acredito que o individuo deve ter a sua liberdade e autonomia para se desenvolver. Desde 2016 tenho participado ativamente nas discussões políticas na minha cidade, com isso fui líder do Movimento Vem Pra Rua, fiz o curso de formação de lideranças políticas RenovaBR e fui coordenador do Students for Liberty, hoje filiado ao partido NOVO trago a pauta da responsabilidade fiscal e implementação de políticas públicas baseadas em evidência para São José dos Campos.

Patido: NOVO

Número: 30.111

Facebook, Instagram , Vaquinha

Contato para voluntários: (12) 98231-2709 / Lucas Santos

Rafael Romero – São Paulo / SP

30 anos e pós-graduado em Gestão de Negócios pela IBMEC. Fundador da empresa Vivaz Cuidadores de Idosos, onde senti na pele as dificuldade de criar um negócio do zero no Brasil.

Me formei no RenovaBR Cidades, fui do Movimento Vem Pra Rua e decidi enfrentar esse NOVO desafio, porque precisamos de alguém que defenda a liberdade por princípios dentro da câmara de Vereadores de São Paulo.

Sou empreendedor e defendo a liberdade como fundamento de uma sociedade madura e próspera, principalmente no empreendedorismo e na educação, pois são os principais meios de transformação da sociedade a curto, médio e longo prazo.

Com juventude e experiência de mercado, trago um projeto inovador, que tem por objetivo melhorar a vida das pessoas e libertar São Paulo das amarras que impedem as pessoas de prosperarem.

Precisamos devolver protagonismo para os cidadãos e tornar a cidade de São Paulo um lugar livre de verdade.

Partido: NOVO

Número: 30.030

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Vaquinha

Contato para voluntários: 11 96704-1245 – Ruben

Victor Mionzinho – São Paulo / SP

Nascido na cidade de São Paulo, é formado em Publicidade e Atuação Cênica. Trabalhou por 12 anos como ator e hoje é empresário no ramo de decoração.

Em 2015, resolveu adotar um cachorro e desde então, ajuda ONGs de resgate de animais. Em 2016, foi para as ruas protestar contra o governo e procura contribuir para o debate da política com outras pessoas. Acredita que a gestão do país só pode mudar com a criação de um senso crítico na população e votos mais conscientes. Acredita também que São Paulo precisa de mais liberdade e menos burocracias para crescer! É a favor do diálogo e contra a polarização.

Partido: NOVO
Número: 30.333

Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Vaquinha

Contato para voluntários: [email protected] / (11) 9 9444-0984

Pablo Mari – Sarandi / RS

Sou pai de três crianças, filho, marido e amigo, atencioso e fiel. Também sou um voluntário na sociedade, atuando sempre que possível para o melhorar a nossa realidade. Além de empresário, empreendedor e cansado de sustentar a ineficiência do poder público. Estou preocupado com o futuro, e essa preocupação me fez agir. Cansei de ser mandado por quem não tem capacidade de produzir e realizar. 

Partido: PSL

Número: 17.777

Facebook

Contato para voluntários: (54) 8419-7088 Renan Sassi e (54)  9963-6955 Machado

Felippe Tessman – Tubarão/SC

Sou casado, tenho 3 filhos,  empresário comerciante a quase 25 anos, Engenheiro Químico formado pela Unisul.  Como todo empresário já tive que desenvolver diversas atividades dentro da empresa para bom desenvolvimento do negócio.

Partido: PSC

Número: 20.120

Facebook, Instagram

Contato para voluntários: (48) 9 9127-6607

Ítalo Moreira – Sorocaba/SP

Nunca fui vereador, mas já fiz mais que muitos vereadores. Minhas principais bandeiras e lutas são: A luta contra a burocracia e regulamentações, que apenas atrapalha o empreendedor, livre mercado e na prática inviabiliza a inovação em nosso País. O combate a corrupção e privilégios dos políticos. Essas bandeiras se desenvolveram em conjunto com meu ativismo político, ao qual me dedico desde 2012, dos quais tem como principais realizações:  Ter organizado as maiores manifestações contra corrupção de Sorocaba. Derrubado a lei e regulamentações posteriores que proibiam o uber em nossa Sorocaba. Realizei estudo e ação jurídica contra o governo do estado, que comprova a diminuição do efetivo policial em Sorocaba, fato divergente do restante do interior paulista. Fui o primeiro na cidade a firmar compromisso pela não utilização de fundo eleitoral e partidário, para realização de campanha eleitoral, pois acredito que dinheiro público deve ser utilizado onde realmente se faz necessário. Sou morador da zona norte, de uma família de comerciantes.  Peço seu apoio e voto, no número 20.190, para o nosso projeto de construir uma Sorocaba de mais liberdade econômica, empreendedora e segura.

Partido: PSC

Número: 20.190

Facebook, Instagram, Vaquinha

Contato para voluntários: (15) 98115-5768

Daniel Angotti – Uberaba / MG

É empreendedor, graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro e pós graduado em Marketing e Docência Acadêmica do Ensino Superior pela FGV. Professor universitário de graduação e pós graduação há mais de 10 anos e coordenador dos cursos de gestão da FCETM.

Graduado no RenovaBR, disputou sua primeira eleição em 2018 ao cargo de Deputado Estadual tendo obtido 8.568 votos. Líder do Livres, atualmente é embaixador voluntário do Programa Liberta Minas e representa o mandato dos deputados Guilherme da Cunha, o deputado estadual mais econômico de MG e Tiago Mitraud, o deputado Federal mais bem avaliado pela Ranking dos Políticos.

Partido: PSD

Número: 55.034

Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Site, Vaquinha

Contato para voluntários: (34) 9 9820 – 3828

Breno Panetto – Vitória / ES

Estudante de Direito (Ufes), começou a trabalhar cedo, aos 9 anos, vendendo chup-chup e aos 14 já era menor aprendiz para ajudar a complementar a renda da família.

Nascido na periferia, filho da professora Alda e do Mário, porteiro e comerciante de pipas, conviveu com a ineficiência estatal de perto, o que o motivou a buscar melhorar os ambientes por onde passou.

Fez parte de movimentos cívicos como a Fundação Estudar, o Students For Liberty, Livres, MBL e Cindes Jovem. Fundou a Opção, primeiro grupo liberal do movimento estudantil do ES. Foi bolsista da Foundation for Economic Education nos Estados Unidos e é Conselheiro Estadual de Juventude e formado RenovaBR. É co-fundador do Grupo Domingos Martins, grupo pioneiro nas ideias da liberdade do ES.

Partido: NOVO

Número: 30.300

Facebook, Instagram, TwitterVaquinha

Contato para voluntários: (27) 9 9754-6199

Raphaël Lima é o fundador do Ideias Radicais.

Gostou do artigo? Então apoie o Ideias Radicais! Apoiadores recebem vários benefícios.


, , , , , , , , , , ,

Raphaël Lima

Por:

Fundador e CEO do Ideias Radicais.

Relacionados